Prefeito Isaac participa de Seminário sobre o PNDR-Urbano

O prefeito Isaac Carvalho e os demais gestores dos municípios do Território do Sertão do São Francisco participaram nesta quinta-feira (10) no auditório da Codevasf, em Juazeiro, do Seminário Regional Urbano, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, cuja proposta foi discutir a construção do Plano de Desenvolvimento Regional Urbano para o Território.

22326_isaac

O encontro contou com as presenças do presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, da coordenadora Geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas Regionais do Ministério da Integração, Camila Porto, representando o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Cícero Monteiro, a técnica Adélia Andrade, o superintendente da Codevasf, Emanoel Lima, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território, Luiz Vicente Berti, vereadores, funcionários da entidade, secretários municipais e representantes da Secretaria de Planejamento do Estado.

Para o prefeito Isaac a discussão é necessária e o Estado precisa assumir e definir, junto com os municípios, que desenvolvimento integrado as regiões precisam, “mas não a discussão individual. Já estamos bastante atrasados, atrasos de 20, 30 anos porque discutíamos a infraestrutura das cidades, sem pensarmos no social, na saúde, na educação e hoje estamos vivendo grandes problemas que precisam de definições serias e urgentes. Então precisamos pensar essa construção de forma macro e que envolva todo o território, seja na particularidade de cada município e, principalmente, naquilo que possamos ter em comum, como é a agricultura, nossa maior fonte de economia”, colocou o prefeito de Juazeiro.

O encontro que já atendeu a região de Itabuna e Ilhéus irá reunir ainda os municípios dos pólos das cidades de Conquista, Barreiras e da capital. “Aqui é uma reunião de trabalho e que tem como ideia discutir uma proposta conjunta dentro do pacto federativo, pensando uma política integrada para o desenvolvimento da região, principalmente porque com a redução do FPM, os municípios ficaram prejudicados, o que tem comprometido a qualidade do desenvolvimento das cidades”, observou Adélia Andrade da Sedur.

Nas suas considerações o presidente da Codevasf considerou importante que os órgãos estejam alinhados e que as divergências possam ser vistas como positivas, convergindo para o desenvolvimento do Território do São Francisco. “Acredito que a Codevasf pode contribuir bastante nessa discussão e torcemos para que cada vez mais o papel dos Consórcios sejam fortalecidos”, expressou Elmo Vaz.

O encontro foi encerrado com a Tribuna dos Prefeitos, momento em que os presentes expuseram seus planos de trabalho e também as dificuldades e necessidades que cada município necessita e enfrenta.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *