Quase 7 mil alunos ficam sem aulas no Rio de Janeiro por causa da violência

Moradores fogem de tiroteio no Jacarezinho no primeiro dia de confronto
Moradores fogem de tiroteio no Jacarezinho no primeiro dia de confronto Foto: Agência O Globo

Quase 7 mil alunos ficaram sem aulas nesta quarta-feira por causas da violência no Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, unidades escolares em Higienópolis, Maria da Graça, Triagem, Rocha, Jacaré/Jacarezinho e Manguinhos, todos na Zona Norte e unidades da Vila Aliança e Cidade de Deus, na Zona Oeste, não abriram as portas nesta quarta-feira. No total, 10 escolas, 7 creches e 5 Espaços de Desenvolvimento Infantil não funcionaram.

No Jacarezinho, este é o sexto dia consecutivo de tiroteios. Desde sexta-feira, a Polícia Civil realiza uma operação na região para cumprir mandados de prisão. Nesta terça-feira, o feirante Sebastião Sabino da Silva, de 46 anos, morreu vítima de bala perdida durante confrontos na região. Nesta quarta-feira, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela do Jacarezinho foram atacados a tiros.

O comércio na comunidade fechou as portas por ordem de traficantes. O mesmo aconteceu com a estação de trem que corta a comunidade: segundo a SuperVia, bandidos mandaram que os portões fossem fechados. Com medo, funcionários deixaram o local. Ainda de acordo com a concessionária, os trens do ramal Belford Roxo estão circulando normalmente. O ataque ocorreu por volta da 9h, na localidade conhecida como CRJ.

Por causa da violência, 2.369 alunos estão sem aulas no Jacarezinho nesta quarta. Segundo a Secretaria municipal de Educação, três escolas, quatro creches e dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) suspenderam o atendimento aos alunos. A situação atinge, também, a comunidade vizinha, Manguinhos. Lá, está sem funcionar um EDI, que atende a 245 alunos. Bairros próximos da comunidade, Higienópolis, Maria da Graça e Triagem somam, juntos, 2.044 alunos sem aulas. Quatro escolas e um EDI estão fechados.

Na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, o confronto acontece também pelos mesmos motivos que no Jacarezinho: um ataque aos policiais militares da UPP da comunidade. Também não há informações sobre presos ou feridos. Na localidade, 1.377 alunos ficaram sem aulas. Duas escolas, uma creche e um Espaço de Desenvolvimento foram fechados. Na Vila Aliança, em Bangu, confrontos deixaram 1 escola e 2 creches fechadas. No total, 937 alunos estão sem aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *