Se a eleição presidencial fosse hoje, 21% dos brasileiros votariam em branco

A pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (15) revela que mais de 1/5 dos brasileiros pretendem votar em branco nas próximas eleições, o que revela o grau de descrença dos nossos eleitores que os políticos colocados à sua disposição.

É esse quadro de descrença com a política que pode nos legar um “aventureiro” como Jair Bolsonaro (PSL), filme a que já assistimos em 1989 quando o candidato eleito foi o “caçador de marajás” Fernando Collor de Mello (PTC).

Segundo Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha, a prisão do ex-presidente Lula (PT) reduziu em quatro pontos porcentuais as menções espontâneas ao petista (quando não é mostrado aos entrevistados os nomes dos candidatos) em relação à pesquisa de janeiro.

No entanto, o que mais chamou a atenção deles foi o elevado índice de votos brancos e nulos (21%) a apenas seis meses da data do pleito.
Sem Lula na disputa, os brancos e nulos são mais citados que Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede), dizem os dois diretores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *