Seleção brasileira volta aos treinos com carga de trabalho sob dúvida

Segundo esposa de Douglas Costa, o atleta teria se queixado de carga excessiva nos treinos

Tite comandou treino com bola para atletas que não foram titulares contra a Costa Rica / Lucas Figueiredo/CBF

Tite comandou treino com bola para atletas que não foram titulares contra a Costa Rica
Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira começou no último domingo a preparação para o decisivo jogo contra a Sérvia, quarta-feira, pela última rodada do Grupo E, e que vale a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Mas o que chamou a atenção foi um questionamento sobre a carga de treinos da seleção brasileira. Tudo por conta de uma declaração da mulher do atacante Douglas Costa.

O jogador da Juventus entrou muito bem no segundo tempo do jogo contra a Costa Rica, na última sexta-feira, e ajudou o Brasil a vencer a partida por 2×0, com gols de Philippe Coutinho e Neymar. Douglas estava cotado para virar titular no lugar de Willian, mas sentiu uma lesão muscular na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico da seleção verde e amarelo para o duelo contra os sérvios.

Segundo a esposa do jogador, Louise Ramos, em entrevista ao jornal carioca Extra e que foi debatida ontem nos principais programas esportivos do Brasil, Douglas teria comentado que sentia essas lesões por conta da intensidade dos treinos. Ainda segundo a mulher do atleta, ele disse que os treinos na Juventus são mais leves.

Vale a pena destacar, entretanto, que Douglas Costa já foi cortado de algumas convocações da seleção por conta de lesões musculares durante as duas últimas temporadas. Ele chegou à Copa ainda em recuperação. No último sábado, o médico da seleção Rodrigo Lasmar não estipulou prazo para o retorno do atacante.

Além de Douglas Costa, o lateral Danilo também está fora do jogo contra a Sérvia por conta de lesão. Antes da Copa começar, o volante Fred se machucou em disputa de bola com Casemiro em um treino. Na ocasião, o técnico Tite disse que não tem como pedir menos intensidade nos treinamentos aos jogadores. Renato Augusto, já recuperado, também se lesionou na preparação para o Mundial. Em entrevista ao Uol Esporte, o meia disse que teve um problema de sobrecarga de peso.

Atividade

Depois de um dia de descanso para os jogadores, a comissão técnica da seleção resolveu dosar trabalho e recuperação para os atletas. Com todo o grupo em campo – apenas Danilo e Douglas Costa ficaram de fora em tratamento de lesões -, o técnico Tite comandou treino com bola para aqueles que não foram titulares na vitória por 2×0 contra a Costa Rica.

Os atletas que começaram a partida seguiram no processo de recuperação física e fizeram atividades leves com os preparadores físicos. Após o alongamento, Paulinho, Thiago Silva, Miranda, Fagner e Philippe Coutinho correram em volta do gramado. Já Neymar, Marcelo, Casemiro e Gabriel Jesus ativaram os músculos trabalhando com bola no futmesa. O goleiro Alisson se juntou a Cássio e Ederson nas atividades do dia com o preparador Taffarel.

A sessão de treino do dia ainda teve os reservas aperfeiçoando as jogadas de ataque em trabalho de finalizações. Gabriel Jesus e Willian também participaram desta atividade. No fim, os atletas ainda realizaram cobranças de pênaltis.

Fernandinho, que entrou no decorrer dos dois primeiros jogos, comentou sobre a preparação para enfrentar a Sérvia. “Nós vamos precisar de todo mundo para encarar esse jogo contra a Sérvia. Nosso conjunto é muito forte. Temos qualidades individuais, mas o nosso coletivo é o nosso diferencial e precisaremos disso nesse próximo jogo.”

Com quatro pontos ganhos, o Brasil lidera o Grupo E e joga por um empate diante da Sérvia para alcançar as oitavas de final da Copa do Mundo. O duelo está previsto para quarta-feira, às 15 horas (de Brasília), em Moscou. No mesmo horário, jogam Suíça e Costa Rica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *