Deu chabu na Venezuela: ‘Grupo de Lima’ tenta derrubar Nicolás Maduro

O Grupo de Lima, do qual o governo Bolsonaro faz parte, tenta dar golpe de Estado contra o presidente constitucional da Venezuela Nicolás Maduro.

O Grupo de Lima tem como entusiasta o chanceler Ernesto Araújo, que defende a instalação de base militar dos Estados Unidos em território brasileiro. Ele participa em Lima, capital do Peru, da reunião que pressiona pela queda do líder bolivariano.

O conglomerado reúne representantes de governos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru. Entretanto, o presidente mexicano López Obrador se recusou a assinar o documento intervencionista.

Encorajado pelo Grupo de Lima, o “Parlamento da Venezuela”, dissolvido em 2017 pela Assembleia Constituinte, decidiu simbolicamente neste sábado (5) não reconhecer a posse de Maduro para o novo mandato que se iniciará dia 10 de janeiro.

Maduro foi reeleito em 20 de maio de 2018 com 67,84% dos votos válidos.

Na retaguarda de Nicolás Madura, como noticiado antes, está a Rússia. A Venezuela recebeu nos últimos meses reforço bélico antevendo planos de agressão estrangeira, sobretudo após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *