Professora faz denúncia de racismo contra aluno que a chamou de “macaca” nas redes

A publicação do estudante mostrava uma imagem com a legenda: “A macaca de sociologia indo repetir todo mundo”. Caso ocorreu em Praia Grande, litoral de São Paulo

Reprodução/Facebook

A professora de sociologia Tânia Cristina dos Santos, funcionária da Escola Estadual Professora Sylvia de Mello, em Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo, denunciou um aluno que a chamou de “macaca” em uma publicação nas redes sociais. A publicação mostrava uma imagem com a legenda: “A macaca de sociologia indo repetir todo mundo”.

O autor do ato racista foi o aluno do 3º ano do Ensino Médio Gabriel Oscar da Silva Pereira, de 18 anos. O texto foi publicado no dia 25 de outubro, mas a professora só tomou conhecimento sobre o fato nesta semana. Em entrevista ao G1, ela contou que ficou sabendo do caso por meio de uma denúncia de outro estudante.

“Me mandaram o link da publicação e eu vi. Não tenho ele adicionado”, contou. Ao ler o teor da publicação, a professora relata que ficou surpresa. “Não vou dizer que nunca sofri racismo. Mas, em toda a minha vida, nunca foi algo tão na cara dessa forma”.

Imediatamente, ela procurou a Diretoria do colégio para receber orientações sobre como proceder com o caso. “Me deram muito suporte e me incentivaram a registrar um boletim de ocorrência. Em nenhum momento tentaram abafar o caso”.

Um boletim de ocorrência de injúria racial foi registrado na Delegacia Sede de Praia Grande. De acordo com a professora, a escola está aguardando um posicionamento da Diretoria de Ensino para avaliar as ações cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *