Mais um grupo de mulheres inicia processo para a realização da cirurgia de laqueadura

A equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nesta terça-feira (05/01), mais 30 mulheres iniciaram os procedimentos necessários para a realização da cirurgia de laqueadura. Ao todo, 162 mulheres já iniciaram esse processo e 15 cirurgias já foram realizadas.

 laqueadura1

A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Laqueadura, que visa proporcionar às mulheres mais uma alternativa de planejamento familiar. “Desde o início da gestão, nós trabalhamos e conseguimos nos estruturar para oferecer o Programa de Laqueadura e atender às necessidades das mulheres que já definiram que não querem mais engravidar”, disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Durante a reunião, as usuárias participaram de uma palestra sobre planejamento familiar e já saíram da Secretaria de Saúde com seus exames pré-operatórios agendados. “Estou feliz porque agora eu tenho a oportunidade de fazer a laqueadura. Era um desejo antigo, que agora vou conseguir realizar”, contou Damiana Alves da Silva.

Para participar, a paciente deve residir em Petrolina, ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos com mais de seis meses de idade e o consentimento do companheiro. O passo seguinte é procurar a unidade de saúde do seu bairro e informar à enfermeira que deseja participar do Programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *