Juazeiro ganha 3ª Escola de Educação Infantil

Anna Monteiro / SEDUC

As novas Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro (EMEI) estão mudando a realidade das crianças de 0 a 5 anos do município. Entre os principais fatores de transformação desse cenário estão a infraestrutura adequada ao desenvolvimento das potencialidades individuais e do saber, o espaço lúdico, o preparo da equipe pedagógica, os recursos didáticos e o carinho, que fazem com que esses pequenos cidadãos desenvolvam os lados cognitivo, intelectual e emocional. Esses avanços não param e na noite desta terça-feira (09) o município ganhou sua 3ª creche, construída nos moldes citados, através de uma parceria com o Governo Federal, que presenteou Juazeiro com 18 unidades.

O bairro contemplado com a escola infantil neste mês de aniversário da cidade foi o Palmares, vizinho às comunidades da Pedra do Lorde e Quidé, que também terão parte de suas demandas atendidas na EMEI Heloísa Helena Benevides Farias. Durante o ato solene de inauguração realizado ontem muitos foram os momentos de emoção. “Essa conquista fala por si, pois nenhuma palavra seria suficiente para expressar os sentimentos que ela desperta. É preciso ver para entender o respeito e o amor com que esse projeto do PróInfância foi idealizado. A educação é tratada como prioridade em Juazeiro e a maneira mais contundente de afirmar isso é pedindo para que as pessoas conheçam esses novos espaços e o trabalho que está sendo feito”, ressaltou o Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

De acordo com a equipe escolar, a estrutura, de fato, favorece o desenvolvimento integral da criança e atende todas as necessidades da faixa etária. Para a Coordenadora Pedagógica, Cristina Souza, por exemplo, os recursos disponíveis são o diferencial: “antes a gente já desenvolvia um bom trabalho, resultante de iniciativas como a formação continuada, que é forte neste governo, mas agora nós temos os meios necessários”. A professora Vanessa Moraes também tem a mesma opinião. Segundo ela, a inauguração da nova creche é um sonho realizado, já que os alunos não vão mais precisar estudar em espaços adaptados. “Sem dúvida, aqui nesse ambiente as crianças terão novas oportunidades”, acredita a docente.

Saber que a Escola de Educação Infantil construída no bairro Palmares tem capacidade para atender 140 crianças em um espaço que conta com salas pedagógicas, cozinha, refeitório, laboratório de informática, pátio coberto, secretaria, banheiros com acessibilidade e outros ambientes, como solário e parque de diversões, acalma o coração de muitas mães, como o de Jailma Martins, que tem uma filha matriculada na EMEI. “Há anos nós esperamos uma creche assim. Agora toda minha família está feliz de saber que nossa menina receberá uma educação realmente de qualidade”, acrescentou.

Em nome da comunidade, a gestora da escola e o presidente do bairro agradeceram. “A equipe escolar, os pais e alunos se sentem recompensados e em troca darão sua parcela de contribuição fazendo dessa unidade de ensino referência na aprendizagem”, relatou Soraia Cruz de Oliveira. Em seu discurso João Gomes, mais conhecido como Dão dos Palmares, destacou o esforço do prefeito Isaac Carvalho, no sentido de melhorar a educação do município e disse que “Juazeiro nunca teve um gestor como esse”. O vereador Sargento Bastos e o vice-prefeito Francisco Oliveira (Irmão Francisco) também fizeram o uso da palavra e ressaltaram, entre outras coisas, a importância da obra para o desenvolvimento da cidade e para o futuro dos estudantes.

Homenagem

A nova EMEI, que recebe o nome de Heloísa Helena Benevides Farias, presta uma homenagem póstuma à professora e comunicadora, que deixou seu marco na educação do município. Presente ao evento, Margarida Benevides, agradeceu a lembrança do nome da irmã e falou sobre a relação da homenageada com o prefeito Isaac Carvalho, que ela entende como espiritual, já que Heloísa teve fortes intuições a respeito do atual gestor municipal. “Onde ela estiver sei que estará feliz por ter seu nome ligado a um importante instrumento educacional como esse”, afirmou.

O filho de Heloísa, Guilherme Benevides Farias, mandou uma carta de agradecimento pela homenagem, que foi lida na ocasião, e todos os outros presentes que fizeram o uso da palavra também destacaram a escolha acertada do nome da EMEI. “É um momento de emoção e de muita felicidade. São vários os motivos que nos deixam alegres nessa noite, como o da bela apresentação da orquestra mirim da Escola Maria de Lurdes Duarte, o da homenagem a Heloísa Benevides e o fato de podermos entregar mais esse presente a Juazeiro no mês do seu aniversário. São obras do Governo Federal, mas que só chegam por conta de bons projetos, de articulação e da contrapartida do município”, finalizou o prefeito Isaac Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *