Mineradora fecha as portas e demite funcionários na Bahia

A Mirabela Mineração do Brasil demitiu a maioria do quadro de funcionários da fábrica em Itagibá, no Sul da Bahia. Com a medida, a mineradora que empregava diretamente cerca de 400 funcionários será fechada temporariamente.
Um pequeno grupo do atual quadro continuará trabalhando após o encerramento para dar manutenção em equipamentos e cuidar de processos burocráticos.
Segundo informações do site Giro em Ipiaú, o gerente financeiro da mineradora, Milson Mundin, a Mirabela tem 45 milhões de créditos de ICMS, e a diretoria estava, desde outubro do ano passado, tentando receber esse dinheiro, que por lei, pertence a empresa.
A Mirabela iniciou a exploração do níquel sulfetado no final do ano de 2008. Quando a crise no setor começou a surgir e o valor despencar para 8 dólares a libra, a empresa já estaria operando com prejuízo.
Com a atual desaceleração econômica vivida na China, maior comprador do níquel, o valor do minério vem despencando a cada dia, o que segundo os investidores, torna a exploração inviável.
Outra empresa que não está bem das pernas é a mineradora Caraíba Metais, no município de Jaguarari. Segundo informações, a empresa pode tomar a mesma decisão caso a situação não melhore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *