Atletas com deficiencia mostram força de vontade e vencem as barreiras
Com treinamento semanal no SESI em Petrolina, os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), vivem um momento novo em suas vidas com a chegada da Paraolimpíada 2016 no Rio de Janeiro.
A equipe de Petrolina participou no último final de semana (04 a 06), do Circuito Regional Caixa Loterias no Recife, de onde trouxeram 16 medalhas de Ouro, 6 de Prata e 6 de Bronze. Um resultado excelente para os atletas e para a APA, que além das medalhas, também fizeram índices excelentes que garantem lugar para as próximas competições em busca de vagas na paraolimpíada 2016.
A competição teve inicio para os petrolinense no sábado (5), com as provas de natação e atletismo, onde o desempenho dos atletas foi de alto nível em suas categorias.
“Buscamos aprimorar a prática do esporte, já que estamos cada vez mais ganhando rendimentos de alto nível em cada competição. Lidar com atletas que tem déficit de memória e problemas físicos não é nada fácil! Onde as pessoas enxergam dificuldades, nós da APA enxergamos talentos! Quando olho pra uma pessoa com deficiência, vejo ali um grande potencial para o esporte de Petrolina.” , disse Marciano Barros, professor de Educação física responsável pela preparação.
Josoaldo Coelho, campeão na modalidade de corrida com guia, falou da experiência de ganhar medalhas e conseguir índices para as próximas competições. “Cada vez que entro na pista e estou na minha Raia, junto com meu guia, me sinto novo e pronto para encarar mais um desafio, que é o de me superar cada vez mais. Ganhar a competição, conseguir um bom índice, me faz entender que posso ir mais longe”, disse o atleta.
“Parabenizamos nossos paratetlas, por mais essas conquistas, nossa cidade está fazendo nome dentro do esporte paralímpico com os atletas da equipe da APA, mostrando que temos grandes talentos no nosso município”, comentou o prefeito Julio Lossio.