Núcleo de Telessaúde da Univasf realiza Mutirão de Eletrocardiogramas em Afrânio e Lagoa Grande

O Núcleo de Telessaúde (Nutesvasf) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza um mutirão de exames cardiológicos, do tipo eletrocardiograma, utilizando o telediagnóstico nos municípios de Afrânio e Lagoa Grande (PE), desta terça-feira (8) até quinta-feira (10). O objetivo é contribuir para a redução da espera para a realização do procedimento, principalmente para a população da zona rural, que tem dificuldade de acesso ao exame. Os procedimentos são gratuitos e serão realizados de acordo com a demanda apresentada pelas Secretarias de Saúde dos municípios. Esta ação é promovida através de uma parceria entre a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNutes), o Nutesvasf e as prefeituras de Afrânio e Lagoa Grande.

medico

O exame será realizado a distância, por meio de um aparelho de eletrocardiograma em conexão com a internet, para que um médico teleconsultor emita o laudo do exame. Dessa forma, o profissional médico do município terá um laudo em tempo hábil e realizado por especialistas na área, além de teleconsultoria. De acordo com a vice-coordenadora do Nutesvasf e professora do Colegiado de Enfermagem Glória Maria Pinto Coelho, será uma oportunidade também de capacitação. “Com a tele-educação iremos habilitar técnicos do município para a execução do exame, fazendo com que essa atividade faça parte da rotina do serviço, evitando a demanda reprimida para o eletrocardiograma”, explica.

A professora Glória acredita que essas ações podem ajudar os munícipios. “Dessa maneira, está sendo possível melhorar o atendimento das demandas de saúde dos municípios, no que tange à dificuldade de fixação de profissionais e evitando o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para grandes centros”, ressalta. Ainda de acordo com Glória, já estão agendados 110 pacientes em Afrânio e 40 pacientes em Lagoa Grande.

O Nutevasf disponibiliza capacitação para o uso das tecnologias de informação e comunicação, através da utilização de multimeios (AVA, videoconferência, webconferência, vídeo streaming e chats) aplicadas à saúde. Já estão previstos outros mutirões para os municípios pernambucanos de Verdejante, Mirandiba e Terra Nova. Os municípios interessados em realizar parcerias podem entrar em contato com o Nutevasf, localizado no 1º andar do bloco de salas de aula, Campus Petrolina Centro, por meio dos telefones (87) 2101-6859 (Colegiado de Enfermagem – falar com a professora Glória) e (81) 98216-4395.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *