Oposição e sindicalista afirmam que apagões são resultado do descaso do governo com setor energético
Em recente entrevista feita pelo Ação Popular ao diretor do Sindicato dos Eletricitários da Bahia, Gilberto Santana, durante a greve da categoria no município de Sobradinho, afirmou que o sistema se encontra sucateado há anos, e alertou a sociedade sobre um possível blecaute geral durante os jogos da Copa do Mundo.
“A situação hoje é grave e tende a piorar porque o desgoverno Dilma sabe do problema e não toma providencia. Hoje o objetivo do governo é esfacelar mais ainda todo o sistema para depois privatizar”.
O deputado Mendonça Filho (DEM) disse que o apagão que atingiu o Nordeste do País na tarde de ontem (28) é resultado do descaso do governo Dilma Rousseff (PT) com a infraestrutura energética no Brasil. “Há algum tempo venho alertando para esse fato e, principalmente, para o esvaziamento econômico e tecnológico da Chesf, mas o Governo insiste em manter essa antipolítica no setor”, afirmou Mendonça.
No ano passado, Mendonça filho pediu informações ao governo sobre apagões como o que afetou Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro Oeste. Pediu, também, audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da Aneel e Eletrobrás para discutir a autonomia das empresas do setor elétrico como a Chesf. “O resultado dessa política equivocada do governo no setor elétrico é a repetição dos apagões, que já viraram rotina no País”, afirmou.