Desistência de Lídice da Mata agrada aliados de ACM Neto e fortalece democrata

Pessoas próximas ao prefeito dizem que decisão da senadora “abre caminho” para vitória de Neto

Heitor Oliveira/Varela Notícias

Breno Cunha

Lídice da Mata (PSB) descartou a possibilidade de se candidatar novamente à Prefeitura de Salvador nesta segunda-feira (11), depois de um final de semana de intensas conversas com representantes do PSB e do PT. Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, Lídice não concorda com a pulverização de candidaturas da oposição e, “assim como o partido, defende a unidade”.

A notícia não poderia ter sido melhor para ACM Neto (DEM) e sua equipe. Segundo aliados do prefeito confidenciaram ao VN, a desistência de Lídice praticamente abre caminho para Neto vencer com sobras ainda no primeiro turno. Mais do que isso, a saída da senadora enfraquece a oposição, que só terá na figura de Alice Portugal (PCdoB) a possibilidade de ataques ao democrata.

Na última pesquisa de intenção de voto, divulgada no mês passado, Lídice foi quem melhor apareceu contra ACM Neto, somando 7,1% das intenções, mesmo sem sequer ter se lançado como pré-candidata. Enquanto isso, Alice ficou em quarto lugar com 4,2%. Em terceiro, figurou o deputado estadual Sargento Isidório, com 4,7% das intenções de voto. Bem avaliado, ACM Neto marcou 66,1%.

Na visão dos petistas, com uma campanha bem trabalhada, a senadora do PSB teria chance de evoluir seus números para 15% dos votos, enquanto Alice e Isidório poderiam dividir algo próximo de 17% da preferência do eleitor. Nesse cenário, as chances da eleição em Salvador caminhar para um segundo turno aumentariam e a oposição ganharia fôlego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *