Aniversário da cidade inicia com comemorações no bairro Tabuleiro
Anna Monteiro / SEDUC
Na manhã do aniversário de 135 anos de elevação de Juazeiro à categoria de cidade, as comemorações iniciaram no bairro Tabuleiro com o hasteamento das bandeiras, entrega de quadra poliesportiva coberta, apresentações artísticas e circuito esportivo. Diferente do tradicional, o prefeito Isaac Carvalho decidiu realizar o ato solene em um bairro da cidade e a iniciativa foi aplaudida pela comunidade, que se sentiu honrada.
De acordo com o presidente da associação de moradores, Sidney Barbosa, a população do Tabuleiro, que é uma comunidade de lutas, ficou entusiasmada com a novidade. “Que eu saiba isso nunca aconteceu na história desse município e nós estamos muito felizes de residir no primeiro bairro a receber o ato oficial de hasteamento das bandeiras no dia do aniversário da cidade. E mais contentes ainda de ganhar um presente como a quadra poliesportiva coberta nesse momento de alegria e comemorações”, ressaltou.
Para Geraldo Martins de Araújo, filho de Seu Heleno Jesus de Araújo, que foi um dos fundadores do Tabuleiro, e dá nome ao novo equipamento esportivo do bairro, são muitos os motivos para comemorar. “Em nome da minha família e do bairro agradeço a homenagem feita ao meu pai e a todos que ajudaram a trazer essa bela quadra para nossas crianças e adolescentes, como também aproveito a oportunidade para reconhecer publicamente o valor da iniciativa do prefeito de deslocar as comemorações de aniversário, que aconteceriam no Paço Municipal, aqui para nossa comunidade”, destacou.
Durante a solenidade deste dia 15 de Julho muitos foram os oradores que fizeram referência à justa homenagem a Seu Heleno, às obras entregues no mês de comemorações e que parabenizaram a cidade de Juazeiro pelos seus 135 anos, como o vice-prefeito Irmão Francisco, os vereadores Pedro Alcântara Filho e Damião Medrado; o chefe de gabinete da Secretaria de Relação Institucionais, Pedro Alcântara, que trouxe um abraço do governador Jaques Wagner; e o Superintendente da CODEVASF, Emanoel Lima, que ratificou o importante papel da Prefeitura em procurar parcerias para trazer obras para a cidade e destacou o trabalho da Companhia na busca de cumprir o seu papel junto ao município.
Na oportunidade, o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, aproveitou para falar sobre a programação de aniversário, como também foi enfático ao dizer que as criticas o prefeito Isaac Carvalho responde com obras. “Juazeiro tem sim muito a comemorar e só não vê quem não quer enxergar. Só nesse mês, na nossa pasta, completaremos o número de 30 escolas reformadas, ampliadas e climatizadas, duas quadras poliesportivas entregues, mais uma creche para a cidade, que passou 20 anos sem construir nenhuma, entre outras iniciativas. Alguns alegam que as obras são federais, mas sem articulação política, bons projetos, esforço do governo e contrapartida municipal, as mesmas nunca sairiam do papel. No caso das 18 creches, por exemplo, a contrapartida do município ultrapassa R$ 6 milhões, então essas obras também são nossas”, argumentou.
Em seu discurso o prefeito Isaac Carvalho disse estar contente em comemorar mais um aniversário de Juazeiro. “Essa quadra é a primeira de 15 que estamos entregando. Esse mês serão duas, e em breve todas estarão à serviço da comunidade, até porque a ideia é que esse equipamento sirva aos atletas, crianças, adolescentes e ao povo. São quadras que parecem ginásios, possuem arquibancada e palco fixo, que oferecem diversas possibilidades de utilização. Fora isso temos as creches, escolas, feira livre e adutora do SAAE, tudo para inaugurar este mês”, enfatizou. Na solenidade de entrega do equipamento, o chefe do Executivo ainda lembrou que Juazeiro foi a cidade que teve o maior número de projetos de quadras aprovados no Brasil e que na época da assinatura dos convênios em Brasília, falou em nome de todos os prefeitos do país.
Vale ressaltar que na manhã de hoje, estreando o espaço da quadra poliesportiva coberta “Heleno Jesus Araújo” do Tabuleiro, as fanfarras e bandas musicais do Colégio Municipal Paulo VI, e das escolas Guiomar Lustosa e Terezinha Ferreira de Oliveira, deram um show à parte e que o circuito esportivo estimulou o espírito atlético dos presentes. As festividades de aniversário de Juazeiro prosseguem até o dia 23 e ainda hoje a população poderá assistir à apresentação do Balé do Teatro Castro Alves, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto – entrada franca.