Produção familiar de comunidade na zona rural de Remanso (BA) ganha reforço da Codevasf
Agricultores familiares vinculados à Associação dos Produtores de Tamboril, na zona rural do município de Remanso, norte baiano, estão agora equipados para aprimorar sua produção. Os materiais – trator e carreta agrícola, arado reversível, grade niveladora hidráulica e uma roçadeira -, foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª superintendência regional, num investimento viabilizado por recurso de emenda parlamentar.
“É de muita importância este material, e acreditamos que já em janeiro poderemos usá-lo no período de plantio e garantir o sustento das nossas famílias”, disse Durval Costa Silva, agricultor e presidente da associação, ao receber o maquinário.
O superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima, destacou o empenho do governo federal em fortalecer a condição de vida no meio rural. “O homem do campo vem sofrendo com a seca ao longo dos anos, e a obrigação do Poder Público é garantir melhores condições técnicas de trabalho visando à cidadania”, disse.
A Associação dos Produtores de Tamboril existe há 20 anos e possui cerca de 200 famílias de pequenos agricultores familiares a ela vinculadas. A comunidade produz, numa área de 1 mil hectares, milho, feijão, mandioca, palma e capim, além da criação de caprinos e ovinos.