Em tom de campanha, Wagner e Bezerra inauguram obra em Curaçá/BA
Grazzielli Brito – Ação Popular
Na manhã de ontem (22), o município de Curaçá, Bahia, recebeu o Governador do Estado, Jaques Wagner (PT) e o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), em praça pública para que eles anunciassem a inauguração de 20 sistemas de distribuição de água, obra realizada em uma parceria dos governos federal e estadual, através do Programa Água para Todos. Na ocasião o governador deu ênfase à presença do senador Walter Pinheiro em sua comitiva, indicando a intenção do PT de levar o nome do senador para as urnas como candidato a governador em 2014.
Em tom de campanha, Pinheiro falou de sua família relatando o nascimento de seus netos trigêmeos e claro das ações do governo para melhoraria da vida do homem do interior. “Essa era uma reclamação histórica na região, ter o Rio São Francisco tão próximo e não ter oportunidade de utilizar dessa água. Água é vida, estou vivendo uma experiência interessante, há quinze dias ganhei três netos (trigêmeos), e vou fazer uma relação importante, dentro do útero da mãe os bebês ficam protegidos pela água, ela é necessária durante toda vida do indivíduo. É obrigação do governo dar essa proteção, a água para o consumo humano, para o animal, para produção da terra. E todos os outros direitos do cidadão segurança, saúde e educação”, disse.
O prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão (PPS), não se intimidou e aproveitou a presença das autoridades para solicitar água para comunidades que não foram beneficiadas por outra obra. “A adutora do Forró vai servir a muita gente, o problema é que essa água passa por muitas propriedades que não poderão usufruir dela, além disso, peço que essa água chegue também aos distritos de Mundo Novo e Patamuté”, e Carlinhos continuou seus pedidos. “Precisamos da estrada (BA 210) Curaçá-Paulo Afonso e sei que daqui pra 2014 ela estará pronta”, se dirigindo também ao ministro pernambucano, ele cobrou maior apoio para a região. “Vamos ajudar aos baianos. Nos ajude, nosso povo é trabalhador precisa de oportunidade”, falou o prefeito que foi bastante ovacionado pela população.
Em resposta o Ministro da Integração pediu calma e falou da obra inaugurada. “Essa obra inaugurada hoje custou 13 milhões e tem 5 mil pessoas beneficiadas, mas como Carlinhos disse, ainda tem comunidade sem ser atendida. Calma Carlinhos. Wagner tem muito prestígio com Dilma, é o governador que lidera o nordeste”, disse Fernando Bezerra ignorando, o também socialista, Eduardo Campos e sua força política na região nordeste.
Já o governador Wagner ressaltou o fortalecimento e a união do Nordeste. “De um lado do São Francisco está Pernambuco do outro a Bahia, mas ele não nos divide ele nos une, também a outros estados nordestinos. Somos nove governadores com uma visão moderna, nos unimos para que tenhamos mais força. Se o nordeste se dividir ele se acaba. O ano passado a economia do Brasil cresceu menos de 1%, mas o nordeste cresceu acima disso porque a política federal teve uma visão melhor para o Nordeste”.
Wagner usou bastante o prestígio do ex-presidente Lula, talvez, para dar uma guinada na sua popularidade. “Fui o primeiro ministro do trabalho de Lula. O Brasil era a 8ª ou 9ª economia do mundo e o Brasil não tenha nem energia elétrica. Ele lançou o programa Luz para Todos que é um sucesso. Como aprendi a governar ao lado de Lula, quando fui eleito governador lancei o Água para todos na Bahia que foi implantado pela presidente Dilma a nível federal”.
Em Curaçá participaram do evento grandes lideranças políticas, a exemplo do vice-prefeito, Rogério Bahia (PMDB), o deputado federal José Nunes (PSD), o prefeito de Uauá Olímpio Cardoso (PDT), o de Canudos Genário Rabelo (PSD) e representando a CODEVASF, responsável pela execução da obra, o presidente Elmo Vaz e o superintendente em Juazeiro, Emanoel Lima.
Uma das ausências registrada pela imprensa foi da senadora e pré-candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata (PSB). Ultimamente, Ela estava fazendo parte da comitiva do Governador Wagner nas inaugurações.