Uma viagem por cenários míticos que inspiraram grandes livros

dia del turismo

Da voluptuosa Veneza de Jan Morris à gelada Sibéria de Colin Thubron, passando pelas aventuras australianas de Bill Bryson. 16 aventuras para comemorar o Dia Mundial do Turismo

    • Em 1939, a escritora e fotógrafa Ella Maillart (1903-1997) e a escritora Annemarie Schwarzenbach, nascida em Zurique em 1908, viajaram de carro da Suíça para Cabul. Eram os dias antes da Segunda Guerra Mundial e, em sua jornada ousada e difícil, as duas mulheres cruzaram Armênia, Pérsia, Azerbaijão e Afeganistão. Publicado cinco anos após a morte do acidente de Schwarzenbach, em 1942,   O caminho cruel   (A linha do horizonte), além de ser um livro de viagens, serve para aproximar a figura atormentada dessa escritora de culto e autora de histórias de viagem como   Morte na Pérsia   ou   Todos os caminhos estão abertos  .   Na imagem, a mesquita do jeque Lotf Allah, em Isfahán (Irã).
      As aventuras de Maillart e Schwarzenbach Em 1939, a escritora e fotógrafa Ella Maillart (1903-1997) e a escritora Annemarie Schwarzenbach, nascida em Zurique em 1908, viajaram de carro da Suíça para Cabul. Eram os dias antes da Segunda Guerra Mundial e, em sua jornada ousada e difícil, as duas mulheres cruzaram Armênia, Pérsia, Azerbaijão e Afeganistão. Publicado cinco anos após a morte do acidente de Schwarzenbach, em 1942, O caminho cruel (A linha do horizonte), além de ser um livro de viagens, serve para aproximar a figura atormentada dessa escritora de culto e autora de histórias de viagem como Morte na Pérsia ou Todos os caminhos estão abertos.

      Na imagem, a mesquita do jeque Lotf Allah, em Isfahán (Irã). TANATAT PONGPHIBOOL GETTY IMAGES

    • “Quando a margem do deserto é alcançada no final, a grande encosta arenosa é escalada, o platô rochoso é alcançado e a Grande Pirâmide, com toda sua inesperada majestade, sobe enormemente diante da cabeça, então o efeito é tão repentino quanto avassalador. Eclipsa o céu e o horizonte, as outras pirâmides. Eclipsa tudo, exceto a sensação de reverência e espanto".   Pharaohs, Fellahs and Explorers   (Faraós, deuses e exploradores) oferece uma emocionante jornada pelo Egito antigo através dos olhos de sua primeira exploradora, a egiptóloga britânica Amelia Edwards (1831-1892).   Na imagem, um balão sobrevoa o Vale dos Reis, em Luxor (Egito).
      Um percurso pelo antigo Egito “Quando a margem do deserto é alcançada no final, a grande encosta arenosa é escalada, o platô rochoso é alcançado e a Grande Pirâmide, com toda sua inesperada majestade, sobe enormemente diante da cabeça, então o efeito é tão repentino quanto avassalador. Eclipsa o céu e o horizonte, as outras pirâmides. Eclipsa tudo, exceto a sensação de reverência e espanto”. Pharaohs, Fellahs and Explorers (Faraós, deuses e exploradores) oferece uma emocionante jornada pelo Egito antigo através dos olhos de sua primeira exploradora, a egiptóloga britânica Amelia Edwards (1831-1892).

      Na imagem, um balão sobrevoa o Vale dos Reis, em Luxor (Egito). RAZVAN CIUCA GETTY IMAGES

    • "Eu tinha uma fazenda na África ..." Desde a primeira frase de   Out of Africa   (Memórias da África), a escritora dinamarquesa Karen Blixen (mais conhecida por seu pseudônimo literário Isak Dinesen) leva o leitor ao pé das colinas de Ngong, perto de Nairóbi, com uma clareza de estilo que atraiu fãs como Truman Capote. Eles desfilam através de suas páginas a quietude de animais selvagens, o ritmo da África, sua música, cores e cheiros, bem como as personalidades de alguns kikuyos, como Kamante, seu cozinheiro especialista e também muito hábil em zombar da grandiloquência alheia.
      Os masais e as savanas do Quênia “Eu tinha uma fazenda na África …” Desde a primeira frase de Out of Africa (Memórias da África), a escritora dinamarquesa Karen Blixen (mais conhecida por seu pseudônimo literário Isak Dinesen) leva o leitor ao pé das colinas de Ngong, perto de Nairóbi, com uma clareza de estilo que atraiu fãs como Truman Capote. Eles desfilam através de suas páginas a quietude de animais selvagens, o ritmo da África, sua música, cores e cheiros, bem como as personalidades de alguns kikuyos, como Kamante, seu cozinheiro especialista e também muito hábil em zombar da grandiloquência alheia. PHILIP LEE HARVEY GETTY IMAGES
    •   An Area of Darkness   (uma zona de escuridão) é o primeiro livro do Prêmio Nobel V.S. Naipaul sobre a terra de seus antepassados, a crônica de 13 meses da Índia em 1962. Primeiro de uma trilogia concluída com  Índia, depois de um milhão de motins  e  Índia: uma civilização ferida , narra a tentativa de Naipaul de "abolir as trevas" que o separavam de seu passado ancestral. Filho de imigrantes brâmanes, ele volta ao local de origem de seu pai, em Uttar Pradesh, e sofre um tremendo choque emocional com o fanatismo e a auto-indulgência que cercam seus parentes no "país mais pobre do mundo". No final, ele tem um sabor residual de confusão, ansiedade. Também a doçura da Índia, e o ter que enfrentar seu próprio vazio.   Na foto, dois 'sadhus' (ascetas hindus) assistem ao nascer do sol em Varanasi.
      3 meses em Uttar Pradesh (Índia) An Area of Darkness (uma zona de escuridão) é o primeiro livro do Prêmio Nobel V.S. Naipaul sobre a terra de seus antepassados, a crônica de 13 meses da Índia em 1962. Primeiro de uma trilogia concluída com Índia, depois de um milhão de motins e Índia: uma civilização ferida, narra a tentativa de Naipaul de “abolir as trevas” que o separavam de seu passado ancestral. Filho de imigrantes brâmanes, ele volta ao local de origem de seu pai, em Uttar Pradesh, e sofre um tremendo choque emocional com o fanatismo e a auto-indulgência que cercam seus parentes no “país mais pobre do mundo”. No final, ele tem um sabor residual de confusão, ansiedade. Também a doçura da Índia, e o ter que enfrentar seu próprio vazio.

      Na foto, dois ‘sadhus’ (ascetas hindus) assistem ao nascer do sol em Varanasi. BARTOSZ HADYNIAK GETTY IMAGES

    • O título de   Nadadores no deserto   se refere às belas pinturas rupestres encontradas pelo aviador e aventureiro húngaro László Almásy (1895-1951) em Uadi Sura, um canto remoto do deserto líbio (Egito e Líbia). Baseado em textos de Heródoto, Almásy - que inspirou o protagonista de 'O Paciente Inglês' - lançou a busca por Zerzura e sua cidade branca, "um lugar secreto cheio de ouro e tesouros", e o exército do rei persa Cambises, engolido por um Tempestade de areia ao tentar conquistar o oásis egípcio de Siwa.   Na imagem, o mosteiro copta de San Simeón, do século VI, no deserto do sul do Egito.
      O deserto do sul do Egito O título de Nadadores no deserto se refere às belas pinturas rupestres encontradas pelo aviador e aventureiro húngaro László Almásy (1895-1951) em Uadi Sura, um canto remoto do deserto líbio (Egito e Líbia). Baseado em textos de Heródoto, Almásy – que inspirou o protagonista de ‘O Paciente Inglês’ – lançou a busca por Zerzura e sua cidade branca, “um lugar secreto cheio de ouro e tesouros”, e o exército do rei persa Cambises, engolido por um Tempestade de areia ao tentar conquistar o oásis egípcio de Siwa.

      Na imagem, o mosteiro copta de San Simeón, do século VI, no deserto do sul do Egito. YANN ARTHUS-BERTRAND GETTY IMAGES

    • Quando estava no auge de seu sucesso, Bruce Chatwin deixou o emprego de repórter da revista 'Sunday Times' (ele havia triunfado como especialista em arte na galeria de leilões da Sotheby's, em Londres), para embarcar em uma viagem à Patagônia à procura de uma memória de infância: um pedaço de pele "pequeno e flexível, com tufos de cabelos ásperos e avermelhados" de uma caverna no sul do Chile. Durante sua jornada pelos confins do mundo, ele encontraria todos os tipos de personagens e histórias - reais ou improváveis - com as quais foi tecendo   Na Patagonia   (Companhia das Letras), uma narrativa sobre o exílio, onde cada capítulo é quase um romance curto.  Na imagem, a Caverna Milodon, ao norte de Puerto Natales (Patagônia Chilena).
      Viagem à Patagônia Quando estava no auge de seu sucesso, Bruce Chatwin deixou o emprego de repórter da revista ‘Sunday Times’ (ele havia triunfado como especialista em arte na galeria de leilões da Sotheby’s, em Londres), para embarcar em uma viagem à Patagônia à procura de uma memória de infância: um pedaço de pele “pequeno e flexível, com tufos de cabelos ásperos e avermelhados” de uma caverna no sul do Chile. Durante sua jornada pelos confins do mundo, ele encontraria todos os tipos de personagens e histórias – reais ou improváveis – com as quais foi tecendo Na Patagonia (Companhia das Letras), uma narrativa sobre o exílio, onde cada capítulo é quase um romance curto.

      Na imagem, a Caverna Milodon, ao norte de Puerto Natales (Patagônia Chilena). TONY WALTHAM GETTY IMAGES

    • Quando Jan Morris (1926) chegou a Veneza no final dos anos cinquenta do século passado, ainda como homem (em 1972, passou por uma operação de mudança de sexo), não conseguiu escapar do charme voluptuoso que emana da cidade italiana. Obcecada pelo lugar, “a leoa solitária, dourada com olhos de ágata”, lhe dedicou sua obra-prima,   Veneza  , um clássico essencial da literatura de viagens publicado na Espanha pela RBA.
      O Grande Canal de Veneza (Itália) Quando Jan Morris (1926) chegou a Veneza no final dos anos cinquenta do século passado, ainda como homem (em 1972, passou por uma operação de mudança de sexo), não conseguiu escapar do charme voluptuoso que emana da cidade italiana. Obcecada pelo lugar, “a leoa solitária, dourada com olhos de ágata”, lhe dedicou sua obra-prima, Veneza, um clássico essencial da literatura de viagens publicado na Espanha pela RBA. ISIDORO MERINO
    • “Os japoneses amam água e samurai, honra e vingança. O samurai lava com sangue. O japonês lava até o céu. Em qual pintura japonesa você viu um céu sujo? E ainda assim! Rastrilha também as ondas. Um éter puro e gelado reina entre os objetos que desenha; sua extraordinária pureza o fez chegar a acreditar que é maravilhosamente claro um país onde chove o tempo todo." Em   Um bárbaro na Ásia   (Nova Alexandria), o escritor e pintor franco-belga Henri Michaux (1899-1984) descreve a viagem que fez na década de 1930 por vários países da Ásia, incluindo o Japão do entreguerras, então um país imperialista e militarizado que acabara de invadir a Manchúria (China). Michaux, que compartilhou com os surrealistas a imaginação visionária e o gosto pelo gesto caligráfico, encontrou no refinamento de Japão, Índia, Java, Ceilão ou China o assunto com o qual alimentaria grande parte de sua poesia e trabalho gráfico.   Na imagem, o templo Kiyomizu-Dera, em uma floresta de uma das colinas na parte leste do bairro Gion, em Kyoto (Japão).
      A Ásia de Henri Michaux “Os japoneses amam água e samurai, honra e vingança. O samurai lava com sangue. O japonês lava até o céu. Em qual pintura japonesa você viu um céu sujo? E ainda assim! Rastrilha também as ondas. Um éter puro e gelado reina entre os objetos que desenha; sua extraordinária pureza o fez chegar a acreditar que é maravilhosamente claro um país onde chove o tempo todo.” Em Um bárbaro na Ásia (Nova Alexandria), o escritor e pintor franco-belga Henri Michaux (1899-1984) descreve a viagem que fez na década de 1930 por vários países da Ásia, incluindo o Japão do entreguerras, então um país imperialista e militarizado que acabara de invadir a Manchúria (China). Michaux, que compartilhou com os surrealistas a imaginação visionária e o gosto pelo gesto caligráfico, encontrou no refinamento de Japão, Índia, Java, Ceilão ou China o assunto com o qual alimentaria grande parte de sua poesia e trabalho gráfico.

      Na imagem, o templo Kiyomizu-Dera, em uma floresta de uma das colinas na parte leste do bairro Gion, em Kyoto (Japão). SUTTIPONG SUTIRATANACHAI GETTY IMAGES

    • “Talvez eu tenha passado muito tempo parado na ponte. As sombras envolveram as costas eslovaca e húngara, e as águas do Danúbio, rápidas e pálidas entre as duas margens, banharam as docas da cidade antiga de Esztergom, onde uma colina íngreme elevava a basílica em direção ao firmamento crepuscular." Crepuscular, como a Europa em que Patrick Leigh Fermor (1915-2011) ressuscita em   Um tempo de dádivas   (Edições de Janeiro) e   Entre os bosques e a água  . É a aventura de um jovem de 18 anos que, em 1933, ano em que Hitler chegou ao poder, vagueia pela Europa à beira do desastre; um garoto que, depois de alguns anos, lutará contra os alemães em Creta e sequestrará, na frente de um grupo de resistência, o comandante em chefe da ilha ocupada, o general Kreipe.   O último trecho  , seu livro póstumo, conta a parte final dessa jornada inicial entre a Holanda e Constantinopla, na qual Partick Leigh descobriu o amor e a vida.   Na fotografia, vaqueiros no parque nacional de Hortobágy, o mais importante dos 'puszta', a grande estepe húngara.
      Viagem inicial pela Europa “Talvez eu tenha passado muito tempo parado na ponte. As sombras envolveram as costas eslovaca e húngara, e as águas do Danúbio, rápidas e pálidas entre as duas margens, banharam as docas da cidade antiga de Esztergom, onde uma colina íngreme elevava a basílica em direção ao firmamento crepuscular.” Crepuscular, como a Europa em que Patrick Leigh Fermor (1915-2011) ressuscita em Um tempo de dádivas (Edições de Janeiro) e Entre os bosques e a água. É a aventura de um jovem de 18 anos que, em 1933, ano em que Hitler chegou ao poder, vagueia pela Europa à beira do desastre; um garoto que, depois de alguns anos, lutará contra os alemães em Creta e sequestrará, na frente de um grupo de resistência, o comandante em chefe da ilha ocupada, o general Kreipe. O último trecho, seu livro póstumo, conta a parte final dessa jornada inicial entre a Holanda e Constantinopla, na qual Partick Leigh descobriu o amor e a vida.

      Na fotografia, vaqueiros no parque nacional de Hortobágy, o mais importante dos ‘puszta’, a grande estepe húngara. JANA CAVOJSKA GETTY IMAGES

    • "Uma viagem não precisa de razões. Logo mostra que faz sentido para si mesma. Você pensa que fará uma viagem, mas rapidamente é ​​a viagem que faz você. Ou quem desfaz você." Em junho de 1953, com 24 anos, o escritor suíço Nicolas Bouvier (1929-1998) e o cartunista Thierry Vernet deixaram Genebra a bordo de um pequeno Fiat Topolino em uma estrada pelos Balcãs, Turquia, Irã e Paquistão para chegar a Cabul (Afeganistão). Ele o conta em   Os caminhos do mundo  . Em 1955, após dois anos de viagem, passou sete meses no Ceilão (atual Sri Lanka) à espera de autorizações que lhe permitiriam continuar. Doente, quase sem dinheiro e com um manual de entomologia como único companheiro de viagem, sua permanência na ilha indiana tornou-se uma experiência alucinada e febril que Bouvier levou décadas para contar por escrito. O resultado é   O peixe escorpião  , um livro de culto que foi publicado pela primeira vez em 1982, editado por Altaïr em sua coleção Heterodox.   Na imagem, vista aérea de uma praia na costa sul de Sri Lanka.
      Alucinante Ceilão “Uma viagem não precisa de razões. Logo mostra que faz sentido para si mesma. Você pensa que fará uma viagem, mas rapidamente é ​​a viagem que faz você. Ou quem desfaz você.” Em junho de 1953, com 24 anos, o escritor suíço Nicolas Bouvier (1929-1998) e o cartunista Thierry Vernet deixaram Genebra a bordo de um pequeno Fiat Topolino em uma estrada pelos Balcãs, Turquia, Irã e Paquistão para chegar a Cabul (Afeganistão). Ele o conta em Os caminhos do mundo. Em 1955, após dois anos de viagem, passou sete meses no Ceilão (atual Sri Lanka) à espera de autorizações que lhe permitiriam continuar. Doente, quase sem dinheiro e com um manual de entomologia como único companheiro de viagem, sua permanência na ilha indiana tornou-se uma experiência alucinada e febril que Bouvier levou décadas para contar por escrito. O resultado é O peixe escorpião, um livro de culto que foi publicado pela primeira vez em 1982, editado por Altaïr em sua coleção Heterodox.

      Na imagem, vista aérea de uma praia na costa sul de Sri Lanka. ANTON PETRUS GETTY IMAGES

    • Encorajado por um interesse quase mórbido pelas inúmeras criaturas que podem prejudicá-lo na Austrália - da viúva negra ao crocodilo do mar, passando pela insidiosa cubo-água-viva, "um borrão transparente com uma carga mortal que liquidaria o equivalente a uma sala cheia de pessoas", Bill Bryson percorreu o vasto território e o descreveu com discernimento em seu hilário livro   Nas antípodas   (RBA).   Na imagem, a Rodovia Gunbarrel atravessa o deserto interior da Austrália, traçando uma linha de 1.350 quilômetros.
      Em terras australianas Encorajado por um interesse quase mórbido pelas inúmeras criaturas que podem prejudicá-lo na Austrália – da viúva negra ao crocodilo do mar, passando pela insidiosa cubo-água-viva, “um borrão transparente com uma carga mortal que liquidaria o equivalente a uma sala cheia de pessoas”, Bill Bryson percorreu o vasto território e o descreveu com discernimento em seu hilário livro Nas antípodas (RBA).

      Na imagem, a Rodovia Gunbarrel atravessa o deserto interior da Austrália, traçando uma linha de 1.350 quilômetros. PETER WALTON GETTY IMAGES

    • O escritor americano John Steinbeck sempre se atirou ao sul, à fronteira. Com um amigo biólogo, ele embarcou em uma sardinheiro em 1950 e viajou pela costa do Golfo da Califórnia, no México. O mar o fisgou e ele se dedicou a cantar um tipo de vida que lhe tornou imprescindível em histórias como   Pelo mar de Cortês  .   Na imagem, nadando ao lado de um tubarão-baleia na baía de La Paz, no mar de Cortés (México).
      Pelo mar de Cortés O escritor americano John Steinbeck sempre se atirou ao sul, à fronteira. Com um amigo biólogo, ele embarcou em uma sardinheiro em 1950 e viajou pela costa do Golfo da Califórnia, no México. O mar o fisgou e ele se dedicou a cantar um tipo de vida que lhe tornou imprescindível em histórias como Pelo mar de Cortês.

      Na imagem, nadando ao lado de um tubarão-baleia na baía de La Paz, no mar de Cortés (México). MARK CARWARDINE GETTY IMAGES

    • Ciente de que sempre haverá uma agência de viagens esperando por ele, o britânico Lawrence Osborne embarca em uma jornada delirante que o levará às selvas da Papua Nova Guiné - onde é forçado a comer carne de morcego, uma especialidade local - depois de visitar Dubai, Calcutá, Ilhas Andaman, Tailândia e Bali. Ele conta em   O turista nu  , uma divertida reflexão sobre o turismo de massa e um mundo em que tudo se parece com tudo.   Na imagem, um show de danças nativas em Port Moresby (Papua Nova Guiné).
      De Bali a Papúa Nova Guiné Ciente de que sempre haverá uma agência de viagens esperando por ele, o britânico Lawrence Osborne embarca em uma jornada delirante que o levará às selvas da Papua Nova Guiné – onde é forçado a comer carne de morcego, uma especialidade local – depois de visitar Dubai, Calcutá, Ilhas Andaman, Tailândia e Bali. Ele conta em O turista nu, uma divertida reflexão sobre o turismo de massa e um mundo em que tudo se parece com tudo.

      Na imagem, um show de danças nativas em Port Moresby (Papua Nova Guiné). JAMES D. MORGAN GETTY IMAGES

    • Boa parte da obra de Lawrence Durrell (Jullundur, Índia, 1912-Sommières, França, 1990) se passa no Mediterrâneo, um espaço geográfico que o autor de  O Quarteto de Alejandría , seu romance mais conhecido, reinventa para si próprio. Entre 1937 e 1940, Durrell vive em Corfu. Lá, cercado pela bondade do mar e da paisagem, escreve   A cela de Próspero  , um evocativo diário cheio de imagens e reflexões sobre a ilha, seus habitantes e amigos que a acompanham. O trabalho pertence à trilogia que o autor britânico dedicou às ilhas do Mediterrâneo, e que completam   Limões amargos  , no apodrecido Chipre dos anos cinquenta, e   Uma vênus marinha  , que é sobre Rhodes (Edhasa).   Na imagem, falésias na ilha grega de Corfú.
      Inspiração no Mediterrâneo Boa parte da obra de Lawrence Durrell (Jullundur, Índia, 1912-Sommières, França, 1990) se passa no Mediterrâneo, um espaço geográfico que o autor de O Quarteto de Alejandría, seu romance mais conhecido, reinventa para si próprio. Entre 1937 e 1940, Durrell vive em Corfu. Lá, cercado pela bondade do mar e da paisagem, escreve A cela de Próspero, um evocativo diário cheio de imagens e reflexões sobre a ilha, seus habitantes e amigos que a acompanham. O trabalho pertence à trilogia que o autor britânico dedicou às ilhas do Mediterrâneo, e que completam Limões amargos, no apodrecido Chipre dos anos cinquenta, e Uma vênus marinha, que é sobre Rhodes (Edhasa).

      Na imagem, falésias na ilha grega de Corfú. MATJAZ OCKO GETTY IMAGES

    • Com 58 anos, Colin Thubron (Londres, 1939) dedicou quatro meses de 1997, após a decomposição da URSS, para viajar pela Sibéria, um vasto território da Ásia com 30 milhões de habitantes e três dos maiores rios (Obi, Yenisei). e Lena) da Terra. Ele viajou 25.000 quilômetros e visitou o local onde o czar e sua família foram mortos na vila de Rasputin. Também lugares infames como Vorkuta, uma cidade construída na tundra do Ártico por trabalhadores do gulag (o sinistro regime prisional soviético) pelo qual passaram 18 milhões de pessoas. O resultado é   Na Sibéria   (Publicações Europa-América ), um maravilhoso livro de viagens, tanto pelo tom poético de sua prosa quanto pela sua qualidade jornalística.   Na imagem, uma paisagem de blocos de gelo no lago Baikal, na Sibéria (Rússia).
      Inabarcável Sibéria Com 58 anos, Colin Thubron (Londres, 1939) dedicou quatro meses de 1997, após a decomposição da URSS, para viajar pela Sibéria, um vasto território da Ásia com 30 milhões de habitantes e três dos maiores rios (Obi, Yenisei). e Lena) da Terra. Ele viajou 25.000 quilômetros e visitou o local onde o czar e sua família foram mortos na vila de Rasputin. Também lugares infames como Vorkuta, uma cidade construída na tundra do Ártico por trabalhadores do gulag (o sinistro regime prisional soviético) pelo qual passaram 18 milhões de pessoas. O resultado é Na Sibéria (Publicações Europa-América ), um maravilhoso livro de viagens, tanto pelo tom poético de sua prosa quanto pela sua qualidade jornalística.

      Na imagem, uma paisagem de blocos de gelo no lago Baikal, na Sibéria (Rússia). NESTOR RODAN GETTY IMAGES

  • As paisagens incomuns de Wadi Rum, um deserto na Jordânia na fronteira com a Arábia Saudita, fascinaram todos os tipos de viajantes. Um deles foi o galês Thomas Edward Lawrence, o famoso Lawrence da Arábia (1888-1935), arqueólogo e escritor, oficial do Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Paisagens que em seu livro autobiográfico   Os sete pilares da sabedoria   (Record) descrevem como "vastas, divinas e cheias de ecos".   Na imagem, arco de arenito no deserto de Wadi Rum, na Jordânia.
    Os ecos de Wadi Rum As paisagens incomuns de Wadi Rum, um deserto na Jordânia na fronteira com a Arábia Saudita, fascinaram todos os tipos de viajantes. Um deles foi o galês Thomas Edward Lawrence, o famoso Lawrence da Arábia (1888-1935), arqueólogo e escritor, oficial do Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Paisagens que em seu livro autobiográfico Os sete pilares da sabedoria (Record) descrevem como “vastas, divinas e cheias de ecos”.

    Na imagem, arco de arenito no deserto de Wadi Rum, na Jordânia.

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