Professores são contra novas regras apresentadas pela Secretária Municipal de Educação de Juazeiro

Da Redação

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (31) assembleia na APLB-Sindicato com os trabalhadores de educação infantil, EMEIs e Fundamental 1 da rede municipal de ensino de Juazeiro quando foi discutido a ampliação do número de alunos; atribuições do professor e da auxiliar de sala; relacionamento entre gestão, professor e Secretaria de Educação; e ampliação do número de auxiliar por sala.

Professora Marta Magaly

Durante as discursões, os professores se mostraram contrários as novas normas apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação. Para a professora da Escola Judith Leal Costa, Marta Magaly Rego o governo não pode tomar uma decisão sem antes discutir com a categoria. “A nossa presença foi discutir as alteração que não podem serem feitas sem antes haver uma discussão com a categoria. Existe muitos pontos onde é necessário abrir uma conversa, inclusive sobre o aumento de alunos por sala e a questão do aumento de nosso trabalho”.

Professor Gilmar Nery

Para o diretor da APLB, Professor Gilmar Nery, “o ano de 2020 começou com novas normas onde os professores não concordam. Esta decisão deveria ter passado antes por uma discursão com a categoria. Na assembleia a categoria apresentou reivindicações, e com isso, o sindicato decidiu apresentar um documento à secretaria solicitando providências”.

Gilmar Nery destacou alguns pontos que causaram insatisfação da categoria.”O aumento de aluno por sala colocando um auxiliar para compensar, pois os professores não vêem com bons olhos.Eles acham que não resolve o problema, e acham que não pode trabalhar com uma sala superlotada por oferecer insegurança profissional. Outro problema apresentado foi com relação as atribuições entre professor e auxiliar; o número de planilhas à serem preenchidas durante o ano, com professores com cargas excessivas de trabalho, dentre outras coisas. Esperamos que as coisas sejam ajustadas durante esta conversa que teremos com a secretaria de educação”.

Gimar afirmou que as regras para o aumento de alunos ” são de acordo as normas estabelecidas na LDB, mas que para isso é necessário ter espaço físico estruturado com acomodações adequadas. Outro fato é sobre os alunos especiais em sala de aula onde o professor é obrigado a ter bastante atenção”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *