China envia aviões para buscar cidadãos que estavam no exterior

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, decisão foi tomada após companhias aéreas anunciarem a suspensão de viagens.

A tribulação de um voo chinês, com máscaras de proteção Foto: Reprodução

Por Epoca

O governo chinês decidiu enviar aviões para repatriar cidadãos de Wuhan que estavam no exterior e levá-los de volta à cidade “o mais rápido possível”. A capital da província de Hubei é tida como o local onde teve início a transmissão do coronavírus. Os 11 milhões de pessoas que moram na cidade estão de quarentena em suas casas e autoridades adotaram um rígido protocolo de segurança na região.

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, a decisão se deve às “dificuldades práticas que os cidadãos de [província de] Hubei, especialmente os da cidade de Wuhan, enfrentaram no exterior”, informou.

O pronunciamento do governo foi feito depois de várias companhias aéreas anunciaram a suspensão ou redução drástica de seus voos para a China, no momento em que o país luta para conter a epidemia do vírus.

A autoridade de aviação da China enviou dois vôos da Xiamen Airlines para levar de volta cerca de 200 cidadãos de Wuhan que estavam em Bangcoc, na Tailândia, e em Kota Kinabalu, na Malásia, de acordo com comunicado feito em seu site nesta sexta-feira (31).

A China alertou também seus cidadãos para que adiem viagens ao exterior e cancelem pacotes de viagens. Países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos também emitiram comunicados pedindo a seus próprios cidadãos que evitem viajar para cidades chinesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *