‘Cartões postais’ de Juazeiro sofrem com o abandono

A taboa se espalha, transformando o local em foco de muriçocas

Thalita Bezerra – Ação Popular

Considerado um dos mais belos cartões postais de Juazeiro da Bahia, o Parque de Calú encontra-se totalmente abandonado. Como se não bastasse os brinquedos quebrados, proteção de grades das quadras arrebentadas, lixo espalhado para todos os lados, inclusive dentro do lago, taboa em forma de matagal se espalhando e transformando em foco de muriçocas, dentre outras coisas, agora o visitante ou o desportista se depara com outra cena bizarra: a falta de bombeamento de água do São Francisco para abastecer o local.

A cada dia o nível do reservatório diminui

A cada dia o nível do reservatório diminui preocupando comerciantes, moradores e frequentadores do local. Segundo a moradora que reside próxima a Lagoa, Dona Francisca Duarte, o problema é antigo e vem prejudicando os moradores do local devido ao grande acúmulo de muriçocas.

Taboa em forma de matagal

“Aqui a noite ninguém consegue sentar na porta ou fazer caminhada nas proximidades da lagoa, é grande a quantidade de insetos por aqui e tudo isso se dar por conta da quantidade de mato acumulado dentro da lagoa, já procuramos a prefeitura e eles vieram aqui retiraram um pouco do mato e deixaram o restante”, conta.

Brinquedos quebrados

Diante do fato, a nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos, através do setor de Parques e Jardins e eles informaram que a bomba de capitação que abastece a Lagoa de Calú quebrou devido o baixo nível do Rio São Francisco, porém o reparo já foi providenciado e dentro de dois dias o lago estará no nível normal. Em relação a taboa, a equipe de limpeza realizará os trabalhos em breve, de acordo com o cronograma da secretaria.

Placa com a frase ‘As Crianças do colégio Dínamo plantaram árvores aqui. Preserve-as’ quebrada por frequentadores do local.

Outro problema sério que vem atingido à população juazeirense também é a situação da Orla da cidade, onde na Orla I é possível observar que o piso encontra-se desnivelado com buracos e o esgoto da cidade vem sendo jogado diretamente no rio São Francisco, sem qualquer tratamento prévio.

O vandalismo toma de conta do local

Já na Orla II as quadras esportivas, pistas de corrida, área para natação, campo de futevoley e society, dentre outros estão abandonados com o mato tomando de conta e a situação piora mais ainda na parte da noite por conta da falta de iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *