Em Uauá, ração animal distribuída pelo governo estadual está sendo direcionada

Mais de dois terços do criatório sofre com a falta da ração

Grazzielli Brito – Ação Popular

O governo do estado da Bahia em apoio ao produtor rural, nesse momento de crise, está distribuindo ração animal, na tentativa de amenizar os prejuízos causados pela seca. Em Uauá, existe uma polêmica em torno dessa distribuição porque os pedidos da prefeitura municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais não são atendidos. O governo do estado só envia ração para distribuição através de uma cooperativa que atua no município, a Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá).

O problema é que segundo alguns produtores, muitos ficam sem receber, porque os associados, evidentemente, têm prioridade. Ao procurar a associação ou a secretaria de agricultura, o homem do campo não consegue esse auxílio, porque ele está sendo direcionado à cooperativa.

Segundo o secretário de agricultura do município, Jerônimo Cardoso, a solicitação feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi feita bem antes da Coopercuc e não foi atendida, bem como a da prefeitura. “Estamos correndo atrás, solicitando. Estivemos com o secretário estadual de agricultura e colocamos pra ele que só foi distribuída ração animal para Coopercuc e ela tem compromisso imediato com seus cooperados, mas a maioria dos produtores rurais do município de Uauá não é filiada. Então é necessário e urgente que o governo do estado verifique melhor essas solicitações”.

Com o pouco de chuva, caatinga e pastos voltam ser a esperança dos animais

Da forma com vem acontecendo essa distribuição a população se sente discriminada e desassistida. “Isso não é uma crítica à Coopercuc, respeitamos a cooperativa e temos interesse em fazer parcerias em projetos para melhoria de vida desses produtores. Mas, acredito que existem questões políticas que nossas reivindicações não sejam atendidas”.

O fato é que existem muitos partidários petistas dentro da cooperativa. Ainda que o novo prefeito Olimpio Cardoso (PDT), seja de um partido da base governista, ele derrotou um petista. Acredita-se que o governo do estado, que é do PT, evite essa ajuda através da prefeitura, o que Jerônimo não acredita que aconteça.

“Na minha interpretação, durante a campanha, o candidato adversário ele pode ter se aproveitado da situação, mas hoje isso é diferente. Estivemos com o governador, com o vice e essa parceria é forte. Nós estamos ‘bem na fita’, muitas coisas que foram feitas aqui em Uauá no desejo de ganhar a eleição a qualquer preço chegou ao conhecimento do governo e ele reconhece que foi deslealdade”, disse o secretário municipal.

A reportagem tentou contato com a direção da Associação e não conseguiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *