Restaurante belga serve água reciclada dos banheiros para os clientes

Copo de água
Restaurante na Bélgica oferece água reciclada aos clientes. Foto: Pixabay

Já imaginou tomar água que foi reciclada de pias e privadas? Pois um restaurante na Bélgica está reaproveitando a água usada nos banheiros para servir aos clientes. Após um processo de purificação, claro. De acordo com uma reportagem do canal de notícias belga VRT News, citada pelo site NDTV Food, o restaurante Gust’eaux, em Kuurne, na Bélgica, está usando um complexo processo de purificação de cinco etapas para reciclar e purificar a água das toaletes.

“A água resultante é pura demais para ser potável; por isso adicionamos minerais para torná-la mais saudável”, afirmou um representante da Gust’eaux, conforme a VRT News.

Dá para entender a importância de aproveitar ao máximo a água disponível, mas a pergunta que fica é: por que um restaurante optaria por servir água de banheiro purificada? Segundo o NDTV Food, um relatório publicado no Oddity Central explica o motivo.

De acordo com o documento, o restaurante Gust’eaux não está conectado ao sistema de esgoto da cidade de Kuurne, onde está localizado. E isso estava dificultando o funcionamento deles. Portanto, os proprietários desenvolveram um sistema de reciclagem de água para obter uma solução de circuito fechado e, assim, resolver o problema de esgoto.

Conforme mostra o relatório, “a água do vaso sanitário e da pia é inicialmente limpa com fertilizante vegetal; depois, uma parte dela é misturada com a água da chuva coletada e usada para dar descarga nos vasos sanitários, enquanto o restante passa por uma série de processos de purificação que a tornam indistinguível da água da torneira.”

O documento afirma ainda que o restaurante belga oferece a água do banheiro reciclada aos clientes como água potável, na forma de cubos de gelo e no café. Eles também usam a água purificada para fazer a cerveja que servem por lá.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *