A vaidade não é algo novo no mundo. Os antigos egípcios eram bastante obcecados com sua aparência, frequentemente usando todo tipo de coisa para alterar sua aparência. Uma das muitas coisas da lista era uma quantidade copiosa de maquiagem para esconder imperfeições e realçar outras áreas do rosto. Era em grande parte reservada para a classe alta.
Ainda assim, havia opções para pessoas comuns, com muitos acreditando que seriam protegidos pelos deuses Ra – o deus do sol, do céu, da ordem e dos reis – e Hórus – o deus do céu e do reinado. Ambos homens e mulheres usavam maquiagem, especialmente minério moído misturado com kohl que poderia ser pintado ao redor dos olhos de alguém.
Acredita-se que os antigos egípcios assinaram um dos primeiros tratados de paz conhecidos
Durante o seu reinado, os antigos egípcios enfrentaram várias ameaças de todos os lados, mas nada se comparava à batalha de 200 anos com o Império Hitita, que governava a região que hoje conhecemos como Síria. O conflito resultou em várias guerras notáveis, mas tudo chegou ao fim quando Ramsés II assumiu o poder no Egito. Afinal, nenhum dos lados saiu vitorioso.
Em vez disso, Ramsés conversou com o líder hitita, Rei Hattusili III, em 1259 a.C., já que ambas as nações enfrentavam ameaças de outros inimigos. O par concordou com um tratado de paz, e acredita-se que este possa ter sido o primeiro já criado. Como se isso não bastasse, eles também concordaram em ajudar um ao outro caso fossem atacados por outros.
Rei Tutancâmon foi enterrado sem a parede do peito ou o coração
Embora ele seja um dos governantes mais famosos da época, pouco se sabe sobre a vida do Rei Tut – ou como ele faleceu. Na verdade, foi preciso esperar até o século XX para alguém encontrar sua tumba, deixando muitos questionando se ele realmente existiu. O local de descanso final do Rei Tut foi um dos mais bem preservados.
Muitos tentaram descobrir como era sua vida e como ele pode ter falecido, resultando em teorias ainda mais curiosas. Se o coração era tão importante para os egípcios na vida após a morte, por que o faraó foi enterrado sem o seu? Isso foi revelado quando uma análise moderna também descobriu que o Rei Tut também estava sem parte de seu peito.
A notícia de que o Rei Tut está com parte de sua parede torácica e coração faltando pode não ser resultado de um erro no processo de mumificação ou de alguém mexendo no corpo do faraó após sua morte. Em vez disso, acredita-se que esteja ligado à forma como ele perdeu a vida, sendo que muitos acreditam que um hipopótamo esteja envolvido.
Seja qual for o caso, foi uma lesão horrível. Evidências em seu túmulo e uma estátua do jovem rei lançando uma lança parecem sugerir que ele gostava de caçar animais grandes, sendo que hipopótamos são conhecidos por viverem na região. Existe a possibilidade de que o faraó estivesse perseguindo um hipopótamo quando este se virou e encerrou a vida de Tut com uma única mordida.