Sindicalista é ameaçada de morte em Curaçá
Mais um lastro de insanidade administrativa passa a fazer parte da administração municipal de Curaçá na Bahia. Segundo informações da ALPB-Sindicato em Juazeiro, a diretora do Núcleo Sindical no município vizinho de Curaçá, professora Luzia França Dantas, está sendo ameaçada de morte depois de ter desvendado e denunciado possíveis casos de irregularidades praticadas pela administração municipal ao Ministério Público, relacionados aos recursos da educação.
Em outubro de 2013, dirigentes do Núcleo em Curaçá levaram ao conhecimento do professor Antonio Carlos fatos lamentáveis praticados com recursos da educação pelo prefeito Carlinhos Brandão
Segundo a APLB, os professores Cléber Ferreira, Genilda Bahia e a própria Luzia, estiveram na sede da entidade em Juazeiro denunciando o fato ao diretor regional, professor Antônio Carlos. Eles ainda pediram ajuda contra as “ameaças anônimas de morte, via telefone, pois a Diretora e sua família, estão apavorados”, informa o Sindicato.
Durante os eventos, o prefeito adora uma birita a exemplo desta entrevista com o copo de bebida na mão
Segundo ela, “há vários dias está recebendo ligações anônimas, na voz de um homem que ameaça matá-la e a sua família, caso não pare com as denúncias que vem fazendo a respeito de supostas irregularidades cometidas com os recursos do FUNDEB no Município de Curaçá”.
Preocupada com o terrorismo, a Professora decidiu registrar boletim de ocorrência na Delegacia de de Policia local, mas como não havia Delegado foi orientada, prestar queixa na Delegacia de Juazeiro.
Afronta a Lei
Os Professores informaram que foram desrespeitados quando a Administração do Prefeito Carlinhos Brandão (PPS) retirou várias vantagens e gratificações conquistadas há anos, e que lhe são asseguradas por Lei. As perdas já somam mais de 60%.
APLB toma decisão urgente
Rui Oliveira, Antonio Carlos e Marcelo
Estarrecido com o fato, o diretor Antônio Carlos acionou imediatamente o setor Jurídico da Entidade e comunicou o episódio à Direção Geral do Sindicato em Salvador, na pessoa do Professor Rui Oliveira, que também se colocou à disposição e assumiu o compromisso de levar o caso ao Secretário de Segurança Púbica do Estado, Dr. Maurício Barbosa, para que esse, tome todas as medidas que possam garantir a segurança da líder Sindical e toda a sua Família. “Não podemos admitir que líderes sindicais que trabalham em prol da defesa absoluta dos direitos dos trabalhadores da educação sejam pressionados, ameaçados e impedidos de cumprirem com a sua missão Sindical”, relata o Professor Rui.
O professor Antônio Carlos tentou contato com o Delegado Regional Dr. Fábio Cândido na manhã de ontem (07) e não conseguiu, à tarde levou o caso ao Comandante do CPRN, Coronel Nascimento, para que todos os órgãos de segurança Pública do Estado estejam cientes da situação e possam tomar medidas eficientes no sentido de descobrir de onde estão partindo as ameaças e que os culpados sejam punidos.
Outro fato
Presidente da Câmara, vereador Theodomiro Mendes foi ameaçado em praça pública pelo prefeito em agosto de 2013
“Em agosto do anos passado, o prefeito desceu do carro e se dirigiu ao nosso veículo com ameaças, dizendo que ia me dar uma surra, oportunidade em que foi impedido por algumas pessoas que o acompanhavam. O fato foi presenciado por inúmeras pessoas porque aconteceu em uma das avenidas da cidade”, confessou o presidente da Câmara, vereador Theodomiro.
Clima de medo na cidade
A reportagem do Ação Popular (AP) tentou entrevistar três vereadores sobre possíveis casos de irregularidades na administração municipal no dia de ontem (06) e não conseguiu. Eles demonstravam medo.
Desafiante da Justiça
O Ministério Público Estadual pediu a cassação do mandato do prefeito diante da denuncia de crime eleitoral praticada durante as eleições de 2012. A justiça local atendeu o pedido, mas o Tribunal Regional Eleitoral, até o momento mantém o acusado na cadeira de prefeito.
Enquanto o Tribunal baiano não toma providências, o gestor continua desafiando a própria justiça da Comarca local onde pesa inúmeras denuncias de casos de improbidade administrativas, inclusive compra de mercadorias superfaturadas para merendas nas escolas.
Amigo de Wagner, amigo de Rui Costa
Em todos os atos politico de pré-campanha de Rui Costa (PT), com a presença do Governador Jaques Wagner e alguns deputados aliados, o prefeito Carlinhos Brandão aparece sempre ao lado de ambos.
Carlinhos exaltando seu candidato Rui Costa em Juazeiro
Em Curaçá e Uauá o Governador Wagner chegou a enaltecer o comportamento e a administração do gestor perante o público.
Em Uauá, o prefeito ao lado dos amigos deputado Zé Nunes e do Governador Wagner
Município nas páginas policiais
Nunca na história política do município de Curaçá o clima foi tão tenso e preocupante como nos dias de hoje. Constantemente o município é destaque nacional nas páginas policias por fazer parte do ‘Polígono da Maconha’ com descoberta de plantio da droga e servir de abrigo para foragidos da justiça. Lamentavelmente, hoje mais uma história fará parte dessa triste página.