Desfile Cívico em Petrolina atrai milhares de pessoas
Da Redação
Comemorando os 190 anos de Independência do Brasil, Petrolina iniciou o desfile cívico de 07 de Setembro às 8h em frente ao prédio da prefeitura municipal com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Petrolina. O evento atraiu milhares de petrolinenses, pessoas de cidades vizinhas e até mesmo moradores de outros países. “Eu moro na Itália há 6 anos, tirei uns dias para matar a saudade do Brasil e estou emocionada em ver este gesto de patriotismo. É lindo!”, elogiou a brasileira Eliane Gonçalves.
O Prefeito Municipal, Julio Lossio e comandantes da Marinha e Exército realizaram a revista das tropas. Na sequência, o Colégio da Policia Militar desfilou com 250 alunos, comandados pela Coronel Aluna Suellen Mayane de Paiva Santos. A Marinha impressionou o público, apresentando duas embarcações destinadas à realização de inspeções navais no Rio São Francisco. Junto à Marinha, participaram Alunos do Curso de Formação de Aquaviários.
O Sistema de Controle do espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), responsável pelas atividades de Controle de Tráfego Aéreo, comandado pelo Tenente, Diogenes da Rocha Garcez. Participou também o pelotão comandado pelo Tenente Licio Santos de Jesus, desfilou representando o azul da Força Aérea Brasileira no Sertão do Brasil.
A Policia Militar desfilou com representações das cinco unidades subordinadas ao comando de policiamento do Sertão 2 (5° BPM, 7° BPM, 8° BPM, 7ª CIPM, 2ª CIPM). Só o desfile do 5° Batalhão, comandado pela Major PM Cristiane, desfilou com militares do 1°, 2° e 3° Pelotões, Guarda Patrimonial e o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). Só do 72° Batalhão desfilaram cerca de 400 homens dotados de uniformes da caatinga, além de apresentarem veículos e equipamentos que são utilizados em treinamentos da tropa, comandados pelo Tenente-Coronel de Infantaria, James Corlet dos Santos.
Desfilaram também a 4ª Seção de Combate a Incêndios (Bombeiros), comandado pelo Tenente-Coronel BM Luiz Cláudio Pimentel, Policia Rodoviária Federal (PRF), comandada pela inspetora Maria Alice Nascimento e a Secretaria de Segurança Cidadã, que tem como Secretário o Coronel RR/PMPE Daniel Ferreira de Lima. Deste último, desfilaram 250 Guardas Mirins de Escolas Municipais.
Encerrando o evento, apresentaram-se as guarnições Motorizadas da Guarda Municipal de Petrolina e o Grupamento tático com Motos da Guarda Municipal da cidade vizinha, Juazeiro. A participação do Grito dos Excluídos 2012, aconteceu após o evento com o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. As tropas militares desfilaram pela extensão da Avenida Guararapes.