Fraude em maquininhas e clonagem: entenda esquema que desviou R$ 4 milhões de empresa em Salvador
Clientes eram enganados com maquininhas e empresa falsa com nome parecido
Por Wendel de Novais

Grupo virou alvo de operação da polícia Crédito: Reprodução
A operação que mira funcionários de uma empresa de materiais elétricos em Salvador revelou detalhes de um esquema que teria desviado cerca de R$ 3,9 milhões. A fraude, segundo as investigações, ocorreu entre 2019 e 2024 e envolvia funcionários com acesso direto ao sistema de pagamentos.
De acordo com a TV Bahia, os clientes realizavam compras normalmente e acreditavam estar pagando à empresa, mas os valores eram redirecionados para contas de terceiros, incluindo familiares dos investigados. Para viabilizar o golpe, eram utilizadas maquininhas de cartão não vinculadas ao estabelecimento, além da criação de uma empresa com nome semelhante ao da vítima.
Entre os suspeitos está uma funcionária do caixa, apontada como responsável por estruturar o esquema. O segundo envolvido também é funcionário da empresa, mas a participação dele não foi detalhada. Parte do dinheiro foi movimentada por diferentes contas bancárias, enquanto outra foi usada na aquisição de bens.
Durante o cumprimento de mandados nos bairros de Uruguai e Jardim das Margaridas, foram apreendidos uma caminhonete de luxo, três celulares e um notebook. A Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados, que respondem por crimes como fraude, furto qualificado mediante fraude, abuso de confiança, estelionato e lavagem de dinheiro.
O caso é conduzido pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.
























