Moradores do Bairro das Populares se unem e organizam festa junina em Uauá
Da Redação
Época de comer pipoca, amendoim, quentão e dançar quadrilha, é assim o mês de junho em diversas cidades do país que comemoram a festa junina, tradicional evento folclórico do país. Mas não são só as escolas e igrejas que comemoram, os moradores do Bairro das Populares com o apoiou da Escola Municipal Maria José e da Secretaria Municipal de Educação, vão realizar no dia 14 a tradicional festa junina.
Segundo a Gestora da Escola Municipal Professora Maria José, Elza Cardoso Santana, a festa terá apresentação de quadrilhas, brincadeiras e muitas comidas típicas. “Estamos resgatando a festa junina do nosso bairro e esperarmos contar com a presença de toda população uauense. Agradeço a Secretaria de Educação pelo apoio que vem dando ao nosso bairro e a nossa festa”.
A festa contará com as atrações Flavio Barris, Débora de Uauá e o grupo do próprio bairro.
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.