Petrolina é um dos primeiros municípios a aderir ao piso nacional para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias
Ao som de muitos aplausos e alegria os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Petrolina festejaram a adesão ao piso nacional para duas categorias pelo prefeito Julio Lossio em audiência pública na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira, 23.
A secretária de Saúde Lucia Giesta, acompanhada do secretário de Planejamento e orçamento, Geraldo Junior, fez a leitura da carta escrita pelo chefe do executivo direcionada as duas categorias e vereadores, onde expôs a satisfação em poder garantir o piso para os servidores.
“Reconhecemos a importância do trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias nas conquistas que até aqui tivemos. Tanto que faremos um grande esforço para efetivar o piso nacional, antes mesmo de ter a regulamentação da lei do Governo Federal e também antes de receber as contrapartidas federais para esta efetivação”, disse o prefeito em um dos parágrafos da carta. Conforme a nova legislação, 95% do aumento salarial dos agentes deverá ser pago pelo Ministério da Saúde (MS), porém até o momento o valor não foi repassado para o município.
Agente de Saúde há 20 anos no bairro Antônio Cassimiro, Damiana Alves, recebeu a notícia com muito entusiasmo e alegria. “Eu, particularmente, me sinto muito feliz, mesmo sem o repasse do Ministério da Saúde o prefeito decidiu regularizar o nosso salário o que nos traz muita felicidade”, disse.
E foi também com o sorriso largo que o presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina (AACEP), Charles de Oliveira, expressou sua gratidão. “Só temos o que agradecer ao prefeito Julio e a Dra Lucia por essa vitória. Sou ACE com muito orgulho, pois é um prazer conhecer tantas pessoas e poder orientá-las”, afirmou.
Lossio ainda destacou na carta o fortalecimento da saúde em Petrolina, especialmente, na Rede da Atenção Básica com o desenvolvimento do projeto AME, aumento da cobertura de saúde, ampliação de equipes entre outras conquistas. “Esse é um momento bastante feliz, pois mesmo sendo um grande desafio para a gestão conseguimos atender a duas categorias de servidores que trabalham com dedicação para melhorar a saúde dos petrolinenses”, concluiu a gestora da pasta Lucia.
Gabriella Moura
Assessoria de Imprensa – SMS