Vandalismo e irresponsabilidade na BA 210 em Juazeiro
Da Redação
As obras de duplicação do trecho urbano da BA 210 em Juazeiro, trecho que compreende do Mercado do Produtor até o contorno do bairro Tabuleiro, estão em fase de conclusão. A rodovia está ganhando canteiro central, duas novas pistas de 7 metros, com 2 metros de acostamento, duas rotatórias, uma que liga ao bairro Tabuleiro e o outro ao São Geraldo. A empresa está finalizando a sinalização e, a parte de iluminação já está garantida pelo governador Jaques Wagner, e será iniciada nos próximos dias, mas um problema tem deixado muitas pessoas revoltadas quando transitam pelo local: o vandalismo praticado por abutres desconhecidos.
Parte do canteiro que divide as duas pistas foi quebrado a mando de supostos comerciantes para fazer a tal famosa ‘roubadinha’ que tem tirado a vida de dezenas de pessoas pelo país a fora devido aos inúmeros acidentes. Em Juazeiro, foram vários os acidentes com morte na ponte Presidente Dutra. Segundo o aposentado Eliseu José dos Santos, “a pista ficou muito boa, foi a melhor coisa que já fizeram. Agora eu fui contra ter quebrado”, lamentou. O motorista Hermano Novaes Filho demonstrou-se irritado com o ato: “Na cidade de Petrolina houve investimentos e mudanças no sistema de transporte e ninguém ousou em fazer essa canalhice que foi feita aqui. O povo de lá elogiou o prefeito. Eu não sei quando o povo daqui vai aprender a tomar vergonha e se comportar como gente porque isso é prejuízo para os cofres da nação já como foi gasto mais de 3 milhões. Esta pista é coisa de primeiro mundo mesmo sem iluminação a noite, apenas com a sinalização. Isso é coisa de gente irresponsável e sem caráter”, desabafou.
Por outro lado, o vendedor ambulante, Evandro Pereira da Silva, destacou um dos possíveis motivos que levou as pessoas praticarem tal insanidade. “A entrada para o comercio ficou ruim porque o contorno ficou longe”. Em conversa com um dos encarregados da empresa executora dos serviços, informou que estava havendo uma conversa com a administração municipal e comerciantes para tentar fazer uma outra rotatória, mas quando foi na segunda-feira pela manhã, todos foram surpreendidos com o vandalismo”. Ele afirmou ainda que fiscais do DERBA estão investigando o caso para tomar providencias perante a justiça.
A secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, Célia Regina Carvalho destacou a parceria do Governo do Estado.“Esta obra é de grande importância para Juazeiro. São quase 3 quilômetros de duplicação, um investimento de mais de 3 milhões, que vai beneficiar a população, valorizando toda a área do entorno e, principalmente para o escoamento da produção agrícola da região. O Governo do Estado já aprovou a segunda etapa da duplicação, o trecho do Mercado do Produtor até o contorno de Sobradinho”, informa.
A reportagem tentou contato com o escritório do DERBA em Juazeiro e com a direção da empresa CM – Construções e não conseguiu.