Comitiva americana visita sede da Embrapa no Rio
Representantes dos Estados Unidos estiveram hoje (6) no Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Embrapa Solos), no Jardim Botânico, zona sul da capital fluminense, para conhecer pesquisas e projetos sobre a produção de grãos. O país tem com o Brasil parcerias que visam ao desenvolvimento da qualidade da produção de alimentos e pretendem ampliar o intercâmbio no setor.
A comitiva americana foi liderada pelo secretário de Agricultura, Tom Vilsack, pelos senadores Debbie Stabenow e Roy Blunt, além do conselheiro agrícola da embaixada norte-americana, Bob Hoff. O grupo assistiu a uma apresentação sobre a agricultura brasileira feita pelo pesquisador Daniel Vidal Perez, e conheceu a sede da Embrapa Solos.
Para Bob Hoff, a visita é de extrema importância para os dois países, que, em sua avaliação, são os dois grandes produtores de alimentos do mundo. “O cientista Daniel [Perez] identificou e ressaltou várias parcerias que nós [Brasil e Estados Unidos] temos. Nós fizemos um inventário meses atrás e identificamos mais de 100 projetos entre os cientistas americanos e da Embrapa. Para nós, a pesquisa agrícola é muito importante, porque aumenta a quantidade de alimentos de qualidade, sempre resguardando a segurança. Temos a responsabilidade de suprir o mundo com alimentos”, explicou.
Hoff ainda ressaltou que a passagem pelo Rio tem importância inclusive nas discussões sobre o biocombustível. “É muito importante [o biocombustível], ainda mais para o Rio de Janeiro, que é uma cidade com muitas pessoas e de uma beleza incrível. Amanhã [7], visitaremos um laboratório de biocombustíveis que vai impulsionar as pesquisas sobre esse combustível limpo da GE [General Electric] no Brasil”, disse.