Acervo digital de Dom Helder já está disponível em site

Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Foto: Heudes Regis/JC Imagem

No momento atual, em que temas como regime militar e direitos humanos estão sendo tão debatidos, a Companhia Editora de Pernambuco e o Instituto Dom Helder Camara acabam de lançar o acervo digital de um dos grandes defensores dos direitos humanos no Brasil, Dom Helder Camara.

O lançamento ocorreu nesta semana que passou, na Igreja das Fronteiras.

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) digitalizou todo o acervo do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). São 132 mil imagens, entre transcrição das crônicas radiofônicas da Rádio Olinda: Um olhar sobre a cidade, discursos, registros na imprensa, artigos, fotografias, correspondências, cartas conciliares e pós-conciliares.

Na cerimônia de lançamento, o superintendente do Departamento de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Editora, Igor Burgos, falou sobre a importância do serviço para pesquisadores, estudantes, jornalistas e para a sociedade em geral.

O arcebispo Emérito de Olinda e Recife foi um dos grandes defensores dos direitos humanos durante a ditadura militar e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A atuação de Dom Helder está neste importante registro. A partir do dia do lançamento, o Acervo Digital do IDHeC pode ser consultado no site da Editora, onde estará hospedado no link Acervo Cepe.

A introdução do acervo de Dom Helder acontece no momento em que a Cepe moderniza e enriquece o seu site.

De acordo com Igor Burgos, para isso foi utilizada a mesma tecnologia do Diário Oficial: OCR, sistema que permite a busca por palavras em um documento. A mudança possibilita uma navegação muito mais fácil e objetiva.

“O site tem uma média de mil acessos por mês. A ferramenta foi criada para abrigar os documentos da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara. Depois passou a conter outros documentos históricos relativos ao regime militar como os referentes à morte do Padre Henrique e o atentado do Aeroporto dos Guararapes, em 1966”, ressalta Igor.

CONTINENTE DOCUMENTO

Outra novidade é que os PDFs das 54 edições da Revista Continente Documento já estão no site. Esses conteúdos agora fazem parte do memorial digital. A Continente Documento tratava de temas específicos e era veiculada junto com a Continente Multicultural. O Brasil holandês foi a primeira edição do projeto, que circulou de 2001 a 2007. Entre os temas dos 54 exemplares estão: Tesouros do Brasil, O militante Paulo Cavalcanti, Guerra de Canudos e 100 anos de frevo, que foi a última revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *