Heloísa Helena é uma das fundadoras da Rede Sustentabilidade. Antes disso, em 2005, a então senadora fundou o Psol com um grupo de parlamentares que haviam sido expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT), após discordâncias com a condução do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ex-aliada, a ainda parlamentar se tornou uma das sua principais críticas.
No ano seguinte, em 2006, Heloísa Helena foi candidata a presidente da República, ficando na terceira colocação, com 6 575 393 votos, a maior votação de um candidato do Psol ao Planalto até hoje. Ela ficou atrás de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB-2006), que disputaram o segundo turno.
Rede Sustentabilidade
Na década seguinte, em 2015, Heloísa Helena fundou a Rede, partido que tem a luta ambiental com principal bandeira. Em 2021, ela assumiu o cargo de portal-voz da sigla, cargo que ocupa até hoje.
Após ter construído sua carreira política no estado de Alagoas, a ex-senadora tentou uma cadeira de deputada federal em 2022 pelo Rio de Janeiro, obtendo 38.161 votos e ocupando a primeira suplência.
Retorno à Câmara
Caso Glauber Braga seja cassado, Heloísa Helena se torna deputada federal. O processo teve início na última semana, com a decisão do Conselho de Ética favorável à cassação. Agora, o destino do deputado federal está no plenário da Câmara, que ainda não pautou a votação.
Desde a decisão do Conselho de Ética, Glauber entrou em greve de fome e está acampando na Câmara. O deputado diz que só encerrará o protesto após alcançar seu objetivo de barrar a cassação.
O que houve com Glauber?
Glauber Braga é alvo do processo de cassação após agredir, em 2024, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), durante uma discussão nos corredores da Câmara dos deputados. O parlamentar afirmou que o youtuber Gabriel Costanero fez ofensas pessoais.