Antonio Imbassahy é o nome responsável por unir tucanos e carlistas

Ex-aliado de ACM, hoje filiado ao PSDB, o ex-prefeito de Salvador é um dos fiadores da aliança formada pelos dois grupos, rivais na Bahia
 
“Sempre tem um (Iago) para cruzar seu caminho. É preciso saber se proteger”, Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Há exatos 20 anos, o PSDB baiano, liderado pelo então candidato do partido ao governo do estado, Jutahy Júnior, declarou apoio ao petista Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pela Presidência da República. O motivo? Os tucanos não aceitavam a aliança de Fernando Henrique Cardoso com o então PFL de Antônio Carlos Magalhães. Duas décadas se passaram e, sob as bençãos e a articulação do candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), um autêntico carlista lidera a bancada tucana na Câmara: Antônio Imbassahy.

Os tucanos atuais até brincaram com Imbassahy quando ele foi eleito líder da bancada. “Você é a evolução do PSDB”, brincou um parlamentar do PSDB. A ala baiana do partido sempre afirmou ser um exílio para os demistas e pefelistas cansados do carlismo. Mas fazem uma ressalva. “Imbassahy, além de ser um excelente técnico, sempre teve um perfil diplomático e educado. Na verdade, o estilo dele é mais próximo de Luís Eduardo Magalhães (morto em 1998) do que de ACM (morto em 2007)”, acrescentou outro parlamentar do PSDB. “O senador Antonio Carlos tinha essa visão e habilidade de trazer para política pessoas que não eram diretamente ligadas a ela”, elogiou o próprio Imbassahy.

Na origem, Antonio Imbassahy é engenheiro eletricista. Iniciou a carreira na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e foi presidente da Companhia de Eletricidade do estado da Bahia (Coelba). Em 1984, durante o governo de João Durval, tornou-se secretário estadual de Saneamento. Sempre pelo antigo PFL, elegeu-se deputado estadual em 1986 e virou presidente da Assembleia Legislativa.

Fonte: Diário de Pernaqmbuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *