Canil suspeito de operar cães sem anestesia é denunciado ao MP

A investigação constatou que o estabelecimento nunca foi registrado

© Reuters

Um canil foi denunciado pela CPI dos Maus-tratos aos Animais, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ao Ministério Público. O órgão entregou um dossiê com os fatos apurados à Procuradoria Geral da Justiça nesta terça-feira (11).

De acordo com o G1, o canil Villa Blue Point, localizado em Vila Velha, é suspeito de realizar cirurgias sem anestesia em cães.

Uma das proprietárias é suspeita de comprar remédios e vacinas com os documentos de uma veterinária sem a autorização dela. Outra dona é suspeita de realizar cirurgias mesmo sem ter formação em medicina veterinária, situação agravada por haver indícios de que não era utilizada anestesia nos procedimentos, mas uma substância que paralisava os animais.

Uma inspeção foi feita no local e as proprietárias foram chamadas para depor na CPI.

A equipe que compõe a CPI constatatou a presença de 150 cachorros das raças Sptiz Alemão, Yorkishire e Maltês. Havia também uma sala cirurgica desativada, uma grande quantidade de medicamentos de uso humano, jaulas enferrujadas e uma fossa a céu aberto, para o recebimento de fezes e carcaças de animais.

A investigação constatou que o estabelecimento nunca foi registrado no Conselho Regional de Medidica Veterinária, na junta comercial, em órgãos ambientais e fazendários nem nas esferas municipal, estadual e federal. O local também não possui um profissional médico veterinário responsável pelo local e pelos animais.

A reportagem tentou contato com as envolvidas, sem sucesso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *