Cepe lança nesta terça “O massacre da Granja São Bento” e “A história das Ligas Camponesas”

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que tem como presidente o jornalista Ricardo Leitão, lançará às 19h desta terça-feira (29), na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife, dois livros que ajudam a compreender melhor alguns episódios que ocorreram em Pernambuco durante a ditadura militar (1964-1984).

Escrito pelo jornalista Luiz Felipe Campos, “O Massacre da Granja São Bento” foi fruto de cinco anos de pesquisa. Ele traz dados novos sobre uma das mais cruéis chacinas praticadas em Pernambuco em 1973, contra militantes de esquerda, durante o regime militar, no município de Abreu e Lima.

Entre os principais personagens da história, destacam-se o delegado Sérgio Fleury (SP), famoso pelas torturas e assassinatos, e o Cabo Anselmo, líder da Revolta dos Marinheiros, fato que colaborou para o golpe de 1964. O livro possui 41 imagens, entre fotografias, reproduções de jornais e documentos.

Já “A história das Ligas Camponesas – Testemunho de quem as viveu” foi escrito por Zito da Galileia, que, ainda menino, acompanhou o surgimento de um movimento social muito importante na zona da mata de Pernambuco, cujo principal líder era o advogado (depois deputado) Francisco Julião.

Em 1959, quando as Ligas estavam consolidadas, ano da Revolução Cubana que levou Fidel Castro ao poder, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, enviou o irmão Robert, então senador, a Pernambuco, temendo a sua transformação em uma “nova Cuba”. O livro tem 32 imagens (fotografias e reprodução de jornais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *