“Chapéu de palha” da fruticultura começa a ser paga no dia 20

O secretário estadual do Planejamento, Márcio Stefanni, informou nesta segunda-feira (6) que no próximo dia 20 terá início o pagamento da bolsa do programa “Chapéu de palha” para os agricultores da fruticultura irrigada do vale do São Francisco.

O calendário de pagamento, disse ele, seguirá o mesmo cronograma do programa Bolsa Família do Governo Federal. O Governo do Estado desembolsará para este programa cerca de R$ 1,8 milhão.

O cadastramento dos beneficiários se realizou entre os dias 23 e 27 de janeiro. As inscrições puderam ser feitas nos 14 pólos localizados nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Ao todo, segundo a Seplag, 9.016 trabalhadores realizaram o cadastramento com sucesso. Petrolina com 7.287 beneficiários e Lagoa Grande com 1.476 foram as cidades que mais cadastraram.

A expectativa do Governo do Estado era a de que a demanda pela bolsa este ano fosse maior que em 2016, mas os números mostraram uma diminuição.

“A procura foi menor do que o esperado. Tivemos uma queda de 9% tanto de trabalhadores que procuraram o programa quando no total de cadastrados. Isto prova que outras ações do Governo do Estado estão impactando positivamente na economia da região do São Francisco”, declarou Humberto Viana, coordenador do programa na Seplag.

Terão direito à bolsa do “Chapéu de palha” trabalhadores rurais, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores ou tratoristas, maiores de 18 anos, que tenham trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *