Compesa inicia testes para levar água do São Francisco para o Agreste

A Compesa iniciou nesta quinta-feira (5) a fase de testes para levar água do rio São Francisco para o Agreste pernambucano através da Adutora do Moxotó.

O empreendimento será a primeira ligação do Eixo Leste da transposição (que leva água para a Paraíba) com a região Agreste de Pernambuco.

A previsão dos técnicos é que no final deste mês, seja iniciada a pré-operação da adutora (de 70 km de extensão), captando água da transposição na barragem do Moxotó, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, para levá-la até a Estação de Tratamento no município de Arcoverde.

A expectativa da Compesa é chegar com a água do São Francisco a Arcoverde até o final de julho e imediatamente testar o trecho até Tacaimbó pela Adutora do Agreste.

Em agosto, as águas do “velho Chico” deverão chegar a São Caetano após passar por Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó.

De acordo com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a obra só será interrompida se o Governo Federal não liberar os R$ 68 milhões que estão pactuados para continuidade do serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *