Defesa Civil faz balanço das intervenções realizadas nos últimos dias de chuva em Petrolina

 

O Vale do São Francisco vem recebendo uma grande quantidade de chuva nos últimos dias. Somente em janeiro já choveu 200mm, sendo que a média para o mês é de 67,52mm. Somente na sexta, Petrolina recebeu 64mm de chuva. E devido ao alto índice pluviométrico na região, as intervenções da Defesa Civil intensificaram-se desde a quinta-feira (21), quando a chuva seguiu forte e constante na cidade.

alejado na chuva

Na sexta-feira, a chuva se prolongou durante quase todo o dia, e os bairros mais atingidos pela força da água, foram: Jardim Petrópolis, Vale do Grande Rio, São Gonçalo, João de Deus, Jatobá II, Pedra Linda, Izacolândia, São Joaquim e o bairro Dom Avelar.

De acordo com a Defesa Civil, até o momento 03 famílias estão desalojadas (em casa cedida ou compartilhada), e mais 03 famílias estão desabrigadas. As famílias desabrigadas estão em abrigo provisório no Ginásio Osvaldo do Flamengo.

A Prefeitura de Petrolina disponibiliza o número da Defesa Civil (87) 3862-9164, para quem precisar de auxílio durante o período chuvoso que se estendera na região do Vale.

No final do dia deste sábado (23), a Defesa Civil gerou um balanço sobre as intervenções que vem realizando na cidade desde a quinta-feira (21). Veja a lista:

– Jardim Petrópolis:

Foi realizada a abertura de canal e drenos para escoamento das águas de várias ruas e da Lagoa.

– Vale do Grande Rio:

Foi realizada a abertura de drenos para escoamento das água acumulada entre as Ruas 9, 10 e 11.

– São Gonçalo:

Foi realizada a desobstrução dos bueiros e manilhas celulares para escoamento da água, e o patrolamento de algumas ruas, com o mesmo objetivo.

– João de Deus:

Foram realizadas inspeções e visitas técnicas para posteriores intervenções. E a equipe iniciou a abertura de drenos para escoamento das águas.

– Jatobá II:

Foi implantado um sistema de bombeamento intensificado para escoar a água da Lagoa do Jatobá.

– Pedra Linda:

 Foi realizada a abertura de drenos nas ruas próxima a escola do bairro para drenar a água acumulada. A equipe também realizou visitas e vistorias a algumas famílias mais afetadas pela chuva.

– Izacolândia:

A equipe realizou um trabalho preventivo, por meio da distribuição de lonas plásticas as famílias da Vila São Joaquim, que moram em casas de barro (taipa).

– São Joaquim:

A equipe retirou do bairro três famílias que tiveram suas casas alagadas, e levaram essas famílias para um abrigo provisório no Ginásio Osvaldo do Flamengo.

– Dom Avelar:

A equipe iniciou ações para desobstrução e reabertura de drenos com máquina para escoamento da água. Na segunda-feira (25), a Defesa Civil estará com sua equipe de agentes para complementar manualmente o trabalho da máquina.

 Texto: Cristiane Magalhães/ Secretaria da Cidade

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *