Everton ou Gabigol? Jornalistas votam e elegem o melhor atacante do Brasil atualmente

Gabigol ou Everton? Quem é o melhor atacante do Brasil?

Gabigol ou Everton? Quem é o melhor atacante do Brasil? Foto: Editoria de Arte
Marcello Neves

Chute para o gol, bola na rede e comemoração na arquibancada. Seja no Maracanã ou na Arena, há grande chances de Gabigol ou Everton terem sido os responsáveis por fazer as torcidas explodirem. Principais destaques de Flamengo e Grêmio, respectivamente, eles são fonte de esperança por uma vaga na final da Libertadores. Mas, afinal, o EXTRA resolveu perguntar: quem é o melhor atacante do futebol brasileiro na atualidade?

A reportagem consultou 62 profissionais, entre jornalistas de diversos veículos, ex-jogadores e treinadores para votar em um dos destaques que se enfrentarão na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena do Grêmio. A única regra foi ter que escolher entre eles de forma direta, sem terceira opção. O resultado você vê no infográfico abaixo e a lista completa de votantes no final da matéria.

Infográfico de Gabigol e Everton

Infográfico de Gabigol e Everton Foto: Editoria de Arte
Infográfico de Gabigol e Everton
Infográfico de Gabigol e Everton Foto: Editoria de Arte

Com 57% dos votos totais, Everton foi o vencedor. Além de ser ídolo no Grêmio, teve a seu favor o brilho junto a seleção brasileira, onde assumiu a responsabilidade de substituir um cortado Neymar e faturou o título da Copa América ao lado do técnico Tite. No clube gaúcho, é o artilheiro do ano com 17 gols — com incríveis nove a mais que os segundos colocados Pepê e Luan. Ele marcou ainda três vezes pela seleção.

— Hoje, o melhor atacante é o Éverton, do Grêmio. Pode não ter tão goleador quanto Gabigol, mas é mais completo como jogador — analisa Paulo Vinícius Coelho, comentarista dos canais ‘Fox Sports’ e da ‘Rádio CBN’.

Dos 35 votos, os principais comentários envolvendo Cebolinha destacaram a sua velocidade, seu drible e principalmente a regularidade. Diferentemente de Gabigol, o atacante gremista está há mais tempo em alta e tem correspondido às expectativas ano após ano. Em resumo: De quebra, leva vantagem até no videogame, onde tem classificação maior que a do seu concorrente.

Everton Cebolinha foi o artilheiro da Copa América 2019
Everton Cebolinha foi o artilheiro da Copa América 2019 Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

— Everton é mais fundamental para o Grêmio do que o Gabigol é para o Flamengo. Além de bom finalizador, consegue romper linhas e tem participação na criação das jogadas e na marcação — comenta Renata de Medeiros, repórter da ‘Rádio Gaúcha’, que divide opinião com Marcelo Barreto, apresentador no canal ‘SporTV’ e na ‘Rádio Globo’, e colunista de ‘O GLOBO’.

— Pelo tempo, Everton. Ele está a mais tempo nesse nível e foi titular na Copa América. Comentei no Redação [SporTV] que, não sei se é relação de causa e consequência, mas o Everton tem estado mais confiante. Talvez o momento do Gabigol seja melhor, mas a constância é maior nesse nível de futebol.

Já Gabigol recebeu 43% dos votos e ficou em segundo lugar, mas também foi bastante elogiado pela crítica. Artilheiro do futebol brasileiro nesta temporada e do Flamengo, com 32 gols, é o principal responsável por levar o clube à liderança do Campeonato Brasileiro e foi lembrado por Tite para defender a seleção brasileira nos amistosos de outubro. Sem dúvidas, o camisa 9 vive a melhor fase da carreira como jogador.

— Everton é construtor e o Gabriel é definidor. O Gabigol tem 8 dos 18 gols feitos por ele no Brasileiro abrindo o placar. Quem faz o primeiro gol, soma pelo menos um ponto em 80% dos jogos no Brasileiro. Então, hoje, tenho que dizer que Gabigol é melhor porque ele soma mais pontos para o Flamengo — conta Leo Gomide, comentarista da ‘Rádio 98 FM’.

-
– Foto: MARCELO THEOBALD / Agência O Globo

Dos 27 votos, os principais comentários favoráveis a Gabigol foram relacionados ao seu poder de finalização e à sua evolução no Flamengo. Para muitos, as suas qualidades foram potencializadas sob comando de Jorge Jesus — deixando para trás a imagem negativa dos tempos de Inter de Milão. Não à toa, o cartaz com a frase “hoje tem gol do Gabigol” virou um fenômeno nas arquibancadas e nas redes sociais.

— Se o debate for sobre quem é mais jogador, quem dá mais variáveis, temos uma boa discussão. Mas como atacante, se tiver que contratar alguém para me entregar 20, 25 gols dependendo da demanda do time, vou de Gabriel — declara Bruno Formiga, comentarista e apresentador dos canais ‘Esporte Interativo’.

Mas independente de qualquer votação, o resultado que mais importa para os atacantes é sobre quem irá para a final da Copa Libertadores. Na ida, Cebolinha terá o apoio da torcida gremista, enquanto Gabigol contará com a Nação Rubro-Negra na volta. Se depender dos seus números no ano, a expectativa é por dois grandes jogos.

Confira a lista completa dos votantes

Colaboraram: Aigor Ojêda, Aline Nastari, Amanda Kestelman, André Rizek, Bernardo Coimbra, Bruno Formiga, Camilla Carelli, Carla Araújo, Carla Felicia, Carlos Guimarães, Cícero Mello, Cristina Dissat, Diogo Dantas, Diogo Olivier, Eduardo Tironi, Eraldo Leite, Fernando Becker, Francisco Aiello, Gabriel Corrêa, Gerson ‘Canhotinha’, Glauco Pasa, Gustavo Loio, Hector Werlang, Igor Siqueira, Irene Palma, Isabelly Morais, Jader Rocha, João Guilherme, João Pedro Fonseca, Leandro Behs, Lédio Carmona, Leo Burlá, Leo Gomide, Leonardo Oliveira, Luciano Périco, Luis Roberto, Luiz Penido, Marcelo Barreto, Marcello Neves, Mari Castilhos, Marjoriê Cristine, Maurício Saraiva, Mauro Beting, Mauro Cézar Pereira, Márvio dos Anjos, Nuno Martins, Paulo Vinícius Coelho, Pedro Ivo Almeida, Pedro Ernesto, Rafael Oliveira, Rafael Marques, Renan Moura, Renata de Medeiros, Renato de Alexandrino, Rodrigo Oliveira, Sérgio Xavier, Tatiana Furtado, Thales Machado, Thiago Salata, Vanessa Riche, Victor Lessa, Virtudes Sánchez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *