Governo da Bahia entrega Colégio de Tempo Integral e autoriza novas obras na unidade
Prédio conta com seis salas de aula climatizadas, teatro, campo de futebol society, pista de atletismo, biblioteca e dois laboratórios
Na manhã deste sábado (14), durante a passagem por Ouriçangas, distante 138 quilômetros de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues participou da inauguração de obras que vão impactar positivamente no bem-estar dos moradores locais. O destaque do dia ficou com a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Eliel Martins, a 75ª unidade entregue nos últimos dois anos. Foram investidos R$ 8,3 milhões na construção da unidade.
“Nos ajude a estimular a ir aumentando a quantidade de escola em tempo integral, porque no tempo integral, as meninas e os meninos aprendem mais, mas não é só isso, ao chegar na escola, ele vai estar livre dos convites pra irem para as drogas, para o crime ou pro sexo mal planejado. É cuidado, é zelo”, disse o governador durante o ato.
Ligado ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) 18 Litoral Norte e Agreste baiano, o Colégio Estadual de Tempo Integral Eliel Martins é conhecido pela sua relevância na formação educacional de jovens da região. “Viemos entregar aqui uma unidade escolar, do padrão que todo mundo já conhece, que é o padrão da escola estadual da Bahia, para garantir para os nossos estudantes o que tem de melhor, os melhores equipamentos, os melhores professores. A gente está fazendo essa revolução na infraestrutura e no projeto pedagógico, no projeto de educação da Bahia”, afirmou a secretária da Educação, Rowenna Brito.
O prédio conta com seis salas de aula climatizadas, teatro, campo de futebol society, pista de atletismo, biblioteca e dois laboratórios, além de horta, alinhada com as necessidades do ensino moderno. Foram autorizadas as obras de cobertura do campo, construção do restaurante estudantil e ampliação do número de salas. Atualmente, cerca de 300 estudantes estão matriculados no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e em curso técnico. Uma delas é Lara Sued, do 2º ano, que se surpreendeu com a nova estrutura.
“Minha escola era muito diferente dessa daqui. Não tinha as coisas que existem aqui, como respeito, o aluno é priorizado. Foi feito isso tudo exatamente para os estudantes”.
Já Andrezza Carvalho, que está no 3º ano do curso técnico de Administração e é vice-líder da unidade, considera que a nova escola oferece condições favoráveis para o processo de aprendizagem. “A minha escola antes era bem menor do que essa aqui. Essa é totalmente diferente, dez vezes melhor, tem mais conforto, mais aconchegante”, completou.
De 2023 para cá, já foram destinados R$ 2,6 bilhões para a educação baiana, empregados na melhoria da estrutura de unidades existentes, construção de novas escolas e também na capacitação e valorização dos professores, alcançando resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem.
“A gente está fazendo a revolução da infraestrutura física para garantir a diminuição da evasão. Então, a gente já colhe frutos. Hoje, a Bahia cresceu três séries consecutivas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A gente reduziu a evasão na Bahia. Hoje, a gente saiu de 10% de estudantes evadidos para 5%”, pontuou Rowenna Brito.
Com o objetivo de facilitar o transporte de estudantes que moram em localidades de difícil acesso ou distantes da sede, a SEC também recebeu a autorização para ceder um ônibus escolar rural para Ouriçangas.