Governo dos EUA se diz ‘profundamente preocupado’ com queimadas na Amazônia

Por G1

Estados Unidos estão ‘profundamente preocupados’ com incêndios na Amazônia

Estados Unidos estão ‘profundamente preocupado’ com incêndios na Amazônia

Estados Unidos estão ‘profundamente preocupado’ com incêndios na Amazônia

O governo americano está “profundamente preocupado” com os incêndios na Amazônia, disse nesta sexta-feira (23) uma autoridade da Casa Branca, conforme cresce a preocupação internacional com o número de queimadas na região neste ano.

O funcionário do governo afirmou que os americanos estão preocupados com o “impacto dos incêndios na floresta amazônica sobre as comunidades, a biodiversidade e os recursos naturais da região”.

Líderes se manifestam

Europa ameaça retaliações comerciais por conta de queimadas na Amazônia
Jornal Nacional
Europa ameaça retaliações comerciais por conta de queimadas na Amazônia

Europa ameaça retaliações comerciais por conta de queimadas na Amazônia

A manifestação dos EUA acompanha a fala de outros líderes que comentaram o assunto desde esta quinta-feira. Angela Merkel, da Alemanha; Emmanuel Macron, da França; Boris Johnson, do Reino Unido; e Justin Trudeau, do Canadá, se pronunciaram diretamente ou por meio de porta-vozes.

Mas, desta vez, ainda que feita por um funcionário não identificado da Casa Branca, a manifestação vem de uma potência mais alinhada com o governo de Jair Bolsonaro, que tem rebatido as críticas à situação na floresta amazônica.

Governo de Donald Trump se diz preocupado com a Amazônia — Foto: Reuters/Bryan WoolstonGoverno de Donald Trump se diz preocupado com a Amazônia — Foto: Reuters/Bryan Woolston

Governo de Donald Trump se diz preocupado com a Amazônia — Foto: Reuters/Bryan Woolston

Nesta quinta-feira, Bolsonaro respondeu os comentários de Macron de que a cúpula do G7 precisa discutir a “crise internacional” das queimadas na Amazônia afirmando que o francês “evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI”.

O governo de Angela Merkel também trata os incêndios na Amazônia como um tema de interesse internacional. “A magnitude dos incêndios é preocupante e ameaça não só o Brasil e os outros países afetados, mas também o mundo inteiro”, disse Steffen Seibert, representante de Merkel.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, ele vai dizer no encontro de cúpula do G7 que é preciso renovar o foco na proteção da natureza.

Angela Merkel após uma reunião em Berlim em agosto de 2019 — Foto: Odd ANDERSEN / AFPAngela Merkel após uma reunião em Berlim em agosto de 2019 — Foto: Odd ANDERSEN / AFP

Angela Merkel após uma reunião em Berlim em agosto de 2019 — Foto: Odd ANDERSEN / AFP

“O primeiro-ministro está gravemente preocupado pela alta da quantidade de incêndios na floresta amazônica e o impacto de trágicas perdas nesse habitat”, disse um porta-voz de Johnson.

As queimadas na Amazônia aumentaram 82% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, e se intensificaram nas últimas semanas. Na noite de quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro fez reunião de emergência com ministros para discutir que medidas devem ser tomadas.

Queimadas na Amazônia - fogo consome vegetação perto de Porto Velho na tarde de 23 de agosto de 2019 — Foto: AP Foto / Victor R. Caivano

Queimadas na Amazônia – fogo consome vegetação perto de Porto Velho na tarde de 23 de agosto de 2019 — Foto: AP Foto / Victor R. Caivano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *