Idosos do abrigo São Vicente de Paulo são presenteados com tarde de leitura por alunos da Escola Municipal Argemiro José

aposentado lendo

Os alunos da Escola Municipal Argemiro Jose deram um grande exemplo de solidariedade na tarde dessa segunda-feira, 14, quando visitaram o Abrigo São Vicente de Paulo, a fim de lerem para os idosos. A visita foi uma homenagem antecipada ao dia do idoso, que será comemorado em outubro.

As crianças da turma do Acelera Brasil chegaram ao abrigo com uma mistura de curiosidade e alegria. Foram formado grupos com muita naturalidade e cada um escolheu aquele que mais lhe assemelhava para conversar, entregar flores e ler uma historinha.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Denise Simone Farias da Cruz, foi quem levou as crianças para a visita e explicou como aquilo era possível. “A gente pensou em antecipar um gesto carinhoso, pois dia 01 de outubro é o dia idoso, então foi feita uma sensibilização com a turma do Acelera Brasil da Escola Argemiro José. Eles viram dois vídeos falando de como era a moradia, o comportamento, o convívio dos idosos nesses lares e viram também um vídeo daqui desse abrigo. Então tiveram a ideia de ler para os idosos. Nós achamos interessante, pois os “vovôs” são os conhecidos contadores de história. Junto à comunidade em que moram, eles arrecadaram material de higiene pessoal e trouxeram também. Houve uma troca de carinhos, de olhares especiais, de atenção, de humanidade. Acho que é importante que a escola faça também esse papel e não nos esqueçamos dos nossos idosos”, ressalta Denise.

As crianças encheram o Abrigo São Vicente de Paula de uma alegria contagiante. Sorrisos eram distribuídos pelos idosos, funcionários da casa e visitantes que lá se encontravam. Maria Amélia de Alencar Silva, 12 anos, era uma das alunas presentes. “Estou achando muito bom ter vindo aqui. Eles estão escutando tudo direito. Eu li a historinha “Cada coisa no seu lugar certo” e eles adoraram. Acho muito importante acontecer visitas como essa, porque eles ficam muito sozinhos, muito solitários. Eu perguntei a um deles e ele me falou que não tem vontade de mais nada na vida, então eu acredito que a gente deve voltar mais vezes aqui, porque fez bem pra gente, mas fez muito mais a eles”, disse a menina, descobrindo a tristeza da solidão.

Eliana Maria dos Santos é a Presidente do Abrigo São Vicente de Paulo e acredita que essas visitas só melhoram a vida dos idosos. “Eles recebem atenção, carinho. Os nossos idosos quase nunca recebem visitas de familiares, então acabam se sentindo sozinhos. Mas estamos de portas abertas para receber a visita de quem quiser aparecer para nos ajudarcom fraldas, leite, material de limpeza, mas, sobretudo, com afeto. Com a visita de alguém que possa trazer amor aos nossos idosos”, conclui.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *