Índice de furtos a estabelecimentos comerciais aumenta em Petrolina

 
O índice de furtos a estabelecimentos comerciais em Petrolina, aumentou de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS-PE. Nestes primeiros 10 meses foram registrados 248 casos de furtos no comércio. No mesmo período de 2015 foram registrados 25 casos a menos.
roubo
O local onde tem sido percebida ação constante de bandidos é a Avenida Honorato Viana. Alguns comerciantes afirmam que já foram vítimas desse tipo de crime. Em todos eles, um detalhe chama a atenção: o criminoso age da mesma forma, o que leva a suspeita de que seja o responsável pelos furtos no local.
Imagens de câmeras de segurança mostram a semelhança no modus operandi. Um homem com boné, casaco, calça e uma lanterna na boca entrou na loja pelo teto durante a madrugada, por volta de 1h05. Ele desceu com a ajuda de uma corda. Depois o homem desapareceu das imagens. Em seguida, reapareceu revirando tudo em uma das salas à procura de algo. A ação durou por volta de 1h30 até que o homem saiu da loja levando a quantia de R$ 300 em dinheiro e alguns objetos.
De acordo com um dos comerciantes, que preferiu não ser identificado, situação assim tem sido muito constante. “90 % do comércio aqui da avenida já foi visitado por este meliante e a gente precisa que isso tenha uma solução”, disse. Em quase 15 dias foram registrados outros dois furtos nas lojas da Honorato.
Segundo outro comerciante, que também teve a loja invadida, apesar do Boletim de Ocorrência feito pelos proprietários, a polícia não fez perícia nos estabelecimentos arrombados. “Não houve nenhuma inspeção na minha loja, não fui visitado por ninguém, não houve análise de qualquer coisa. Até mantive as coisas no mesmo lugar, mas depois que fiz o Boletim de Ocorrência disseram para eu arrumar. Até agora está tudo igual”, disse Domingos Moreira.
De acordo com o delegado , Marceone Ferreira, o procedimento, segundo legislação, é, em casos de arrombamento, acionar o Instituto de Criminalística (IC). “O procedimento é este. Vamos verificar se houve alguma falha na comunicação”, disse o delegado.
Marceone destacou ainda que a polícia está analisando imagens dos estabelecimentos para poder identificar o autor dos furtos. “A polícia está no encalço, investigando. Algumas pessoas já foram conduzidas para a delegacia sob a suspeita de estarem cometendo os crimes. A investigação vai acontecer até conseguirmos tirar esta pessoa do meio da sociedade”, concluiu o delegado.
A Polícia Militar informou que vai intensificar as rondas na Avenida Honorato Viana.
Com informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *