Jarbas não vai à filiação de Fernando Bezerra ao PMDB e o partido divulga nota oficial

O deputado federal Jarbas Vasconcelos, principal líder do PMDB de Pernambuco há mais de 20 anos, não foi a Brasília nesta quarta-feira (6) para o ato de filiação ao partido do senador Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB).

O parlamentar alegou que está com sinusite e que só gostaria de tratar dessa questão após a volta ao Brasil, no próximo domingo, do vice-governador e presidente estadual do partido, Raul Henry.

Jarbas teria ontem (5), em Brasília, um encontro com o senador Romero Jucá, presidente nacional do partido, para acertar as bases da filiação de Fernando Bezerra Coelho. A reunião, no entanto, não se realizou, porque o deputado ficou no Recife.

Jucá acelerou a filiação, mesmo sem a presença de Jarbas, e já admite a possibilidade de intervir no diretório de Pernambuco para entregar o seu controle a Fernando Bezerra, alegando ter recebido um apelo neste sentido de vários diretorianos (mas não deu o nome de nenhum).

A propósito, o PMDB de Pernambuco divulgou hoje (6) a seguinte nota oficial sobre a filiação do senador:

A história do PMDB de Pernambuco é conhecida de todos. Desde os anos 1960, quando foi fundado como MDB, sua marca sempre foi a da resistência democrática contra o autoritarismo, a da decência e a do compromisso com os interesses do povo de Pernambuco e do Brasil. Vale enfatizar, uma história de mais de 50 anos de coerência na defesa desses valores.

Foi com surpresa que a direção estadual do PMDB tomou conhecimento da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho sem sequer (ter havido) uma conversa preliminar com essa instância partidária.

Pelo elevado cargo que ocupa, o gesto do senador demonstra, no mínimo, falta de consideração e de respeito às lideranças partidárias no Estado. Em Pernambuco, nossa posição política é de apoio ao governo Paulo Câmara, que, com transparência vem mantendo o Estado de pé mesmo diante da maior recessão da história e da insolvência do setor público no país.

Integrar o PMDB de Pernambuco significa respeitar a sua história, a sua linha política e suas instâncias partidárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *