“Mais médicos” se prolongará até 2022, diz o ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou em São Paulo nesta quarta-feira (1º) que o programa “Mais Médicos” do governo federal, cujo encerramento estava previsto para 2019, deverá ser prorrogado até 2022.

“Eu não acredito que tenhamos até 2019 médicos brasileiros, formados no Brasil, dispostos a estar onde os médicos do programa estão: em lugares afastados, de alto risco e com pouca segurança”, declarou o ministro.

Segundo ele, o “Mais Médicos” foi criado no governo de Dilma Rousseff para suprir a falta de profissionais de saúde nas regiões mais pobres do país .

Hoje ele conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios dos 27 estados, cobrindo aproximadamente 63 milhões de brasileiros.

O ministro não descartou a possibilidade de criação de uma “carreira de estado” para médicos que atendem pelo SUS, mas acha difícil isto ocorrer.

“A equação é muito complexa porque esbarra em princípios constitucionais da isonomia. O limite constitucional do teto do servidor público diz que, nos municípios, o maior salário é do prefeito. Isso dificulta a contratação de médicos para esses locais”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *