Moraes Moreira, o mestre da diversidade

Mestre da diversidade, o lendário músico baiano Moraes Moreira nasceu no dia 08 de julho de 1947, na cidade de Ituaçu, Bahia, sendo que ainda menino aprendeu tocar sanfona, demonstrando uma musicalidade fora do comum para a idade!
Se apaixonou pelo violão após conhecer diversos violonistas em Caculé – BA, cidade em que foi cursar o científico, em 1963 – com 19 anos, mudou-se para Salvador com o intuito de fazer o curso de Medicina, mas acabou estudando música no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia – UFBA!
Na pensão em que morava, conheceu os futuros parceiros Paulinho Boca de Cantor e Poeta Luiz Galvão, os quais somados aos reforços de Baby do Brasil, Dadi, Jorginho, Pepeu Gomes, Baixinho e Bolacha criaram os revolucionários Novos Baianos, do qual fez parte entre 1969 e 1975!
Poeta do povo, Moraes Moreira foi apaixonado pelo Rock, mergulhou no Samba por influência de João Gilberto, foi o primeiro a cantar em Trios Elétricos (com Dodô e Osmar) e nunca deixou de fazer misturas originais, tendo o Brasil como tema fundamental!
Poucos personagens da nossa MPB atingiram a beleza do ritmo, a coragem de ser autêntico, a qualidade e criatividade de suas músicas como o grande e saudoso Moraes Moreira!
Criou clássicos de nosso cancioneiro como ‘Pombo Correio’ (com Dodô e Osmar); ‘Ferro na Boneca’ (com Galvão); ‘ Preta Pretinha’ (com Galvão); ‘Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira’ (com Pepeu Gomes); ‘Festa do Interior’ (com Abel Silva); A Menina Dança (c/ Galvão), dentre tantos outros!
Moraes Moreira partiu aos 72 anos, no dia 13 de abril de 2020, e nos legou seu talento, sua obra imortal, sua alegria, sua vontade de viver e de ser genuinamente brasileiro!
Curtam a versão ao vivo de “Coisa Acesa” (c/ Fausto Nilo), em sublime apresentação com o inesquecível, Moraes Moreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *