Operação da Polícia Federal chega ao TRF da 5ª Região

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) a “Operação Alcmeon”, que teve como um dos alvos principais o desembargador federal aposentado Francisco Barros Dias, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Ele foi levado preso à sede da PF em Natal. Um filho dele, que é advogado, também está sendo investigado pela mesma operação.

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco por ordem dos juízes federais da 2ª e 14ª Varas de Natal.

Barros Dias é acusado de tráfico de influência no TRF da 5ª Região entre os anos de 2015 e 2017. Ele
teria solicitado e recebido valores para beneficiar pessoas envolvidas nas operações “Pecado Capital” e “Salt” que apura esquema de sonegação fiscal por parte de um grupo empresarial de Mossoró (RN).

Ele nasceu em Olho D’água do Borges e formou-se em Direito na UFRN, onde depois foi professor de Direito Processual Civil. Em 1987 passou no concurso de juiz federal e chegou ao TRF da 5ª Região em outubro de 2008.

Ele está detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, no bairro do Tirol, em Natal. Logo que tomou conhecimento desta operação, o TRF divulgou a seguinte nota oficial:

Em relação à ‘Operação Alcmeon’, deflagrada, hoje (30), pela manhã, pela Polícia Federal, a Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região informa que não tem conhecimento de qualquer irregularidade praticada no seu âmbito, ressaltando que sempre usufruiu de elevado conceito no meio jurídico brasileiro, tanto por sua seriedade quanto pela celeridade da prestação jurisdicional.

O TRF5 também salienta que tomou conhecimento dos fatos pela imprensa e que as investigações já estão sendo conduzidas pela Justiça Federal de Primeiro Grau do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *