Opinião: DNA familiar “queimou” Tadeu

Opinião

Um dos parlamentares mais preparados da bancada pernambucana no Congresso, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) foi, mais uma vez, rifado no processo de afunilamento da escolha do candidato a governador pela Frente Popular, perdendo a corrida para o também deputado federal Danilo Cabral por um motivo que foge da sua alçada: o laço de parentesco com a família Campos.

Seu filho é casado com a filha de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos. “Soaria muito mal aos ouvidos do eleitorado anunciar um nome da família Campos”, disse uma fonte do PSB, esclarecendo que um nome de fora do núcleo familiar evitaria mais um desgaste ao longo da campanha, além do fardo de o PSB já estar há 16 anos no poder.

Já em 2014, quando Eduardo optou pelo nome de Paulo Câmara para disputar a sua sucessão, Tadeu era dado como escolhido, mas, de última hora, foi preterido. Só restou a opção de disputar um mandato para a Câmara de Deputados. Revelou-se bom parlamentar, a ponto de ocupar a liderança do PSB na Câmara e relatar projetos que atraíram o interesse da mídia.

Numa pesquisa interna, Tadeu somou mais do que Danilo, principalmente pelo seu perfil técnico e ao mesmo tempo político, embora Danilo seja também um técniconolítico, a mistura de técnico com político. Mas foi fritado para não dar a impressão de ser a continuidade da “República dos Campos”. Só lhe restará tentar a reeleição. Como não está fácil para nenhum parlamentar com mandato emplacar mais quatro anos no Congresso, Tadeu pode ser compensado com a distribuição das bases de Danillo.

Aliás, a esta altura, o espólio eleitoral de Danilo, que teve mais de 91 mil votos em 2018, está sendo objeto de uma guerra silenciosa dentro do PSB. Brigam pelo apoio dos seus prefeitos, principalmente, os deputados Milton Coelho e Gonzaga Patriota, ambos com bases invadidas pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães, agora candidato a deputado federal, mesmo contra a vontade do partido.

Por: Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *