Prefeitura de Sento-Sé e ADAB desenvolvem ações para combater praga que atinge a palma forrageira

 

Com o objetivo de prevenir o surgimento e conter focos de cochonilha do carmim nas plantações de palma forrageira no município, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio das secretarias municipais de Administração e Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca esteve reunida nesta sexta-feira (26), com representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Participaram da reunião, que aconteceu na sede da prefeitura, o secretário municipal de Administração, Juvenilson Passos e o gerente de agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Reilson. Representando a ADAB participaram o coordenador estadual do Programa Palma Forrageira – Cochonilha do Carmim, Albany Leite Lopes e o gerente territorial, Anselmo Vital.

De acordo com o secretário Juvenilson Passos, a reunião teve como pauta a apresentação de todas as ações realizadas no decorrer da semana pelas equipe da ADAB e da Prefeitura de Sento-Sé no município. “Durante toda a semana a equipe da ADAB junto, com nossa equipe técnica, estiveram realizando reuniões e palestras com os setores envolvidos como o Irpaa e também com alunos do Colégio 7 de Setembro, que tem curso técnico em agropecuária, para informar sobre uma praga nova, a Cochonilha do Carmim, que ataca a palma forrageira, que é a base de sustentação da alimentação, dos rebanhos de caprino, ovinos e bovinos, principalmente no período seca”, explica o secretário, destacando que a gestão municipal está sempre atenta, acompanhando o setor agropecuário “e principalmente desenvolvendo ações que ajudem e fomentem o desenvolvimento do mesmo, e o controle de pragas tem um grande impacto neste sentido”, afirmou.

 

Entre as deliberações fruto da reunião está o comprometimento da gestão municipal em buscar outras soluções para o controle da praga em Sento-Sé. “Fizemos reuniões também com a comunidade, passamos as orientações técnicas e com o secretário Juvenilson abordamos a situação da praga em todos o estado, além de discutirmos alternativas como criação de viveiros com espécies de palma resistentes a praga”, pontuou o gerente territorial da ADAB, Anselmo Vital.

A praga – A Cochonilha do Carmim, é um inseto que se alimenta da seiva das plantas provocando o amarelecimento, destruindo rapidamente a palma forrageira. Uma das formas de identificar sua presença é visualizando a tinta vermelha nas colônias que são formadas na palma. O primeiro foco da Cochonilha do Carmim em território baiano foi registrado no município de Glória, divisa com Pernambuco, em 2017. Atualmente a praga já está presente em cerca de 20 municípios dos 270 que compõem o semiárido baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *