Profissionais do HDM/IMIP ressaltam importância da Saúde e Nutrição de gestantes e crianças

 

Hoje, 31 de março, Dia da Saúde e Nutrição, profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP, unidade materno/infantil em Petrolina (PE), falam dos cuidados com o bem-estar, tanto para a saúde das gestantes como para as crianças. A data tem por objetivo a conscientização em prol da saúde e hábitos alimentares.

medicos

Relacionado à saúde nutricional da gestante, o ginecologista da Unidade Hospitalar, Marcelo Marques, ressalta os cuidados que a futura mãe tem que ter neste período. “A gestante deve além de procurar ingerir mais frutas, verduras, líquidos e evitar alimentos com alto teor de gordura, frituras, massas. Não há restrição de proteínas. A dieta na gestante deve ser fracionada, a ingestão de alimentos deve ser dividida em uma porção duas vezes pela manhã, e da mesma forma a tarde e à noite”, afirma.

O médico ainda ressalta que “na gravidez é orientado a aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e ferro. Orienta-se o consumo medicamentoso de ácido fólico, sendo prescrito 4mg três meses antes e até o terceiro mês de gravidez. Como também o sulfato ferroso, sendo usado de rotina a partir de 20 semanas”, concluiu Marcelo Marques

Para as crianças, a pediatra do HDM, Yuri Francilane Carvalho, destaca como os pais devem ter com a alimentação das crianças. “O primeiro passo para uma boa alimentação infantil é dar somente leite materno até os seis meses de idade e, após este período, oferecer a criança alimentos saudáveis como cereais, leguminosas, carnes, frutas e verduras. Deve se evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerante, balas e salgadinhos, pois essas substâncias são prejudiciais ao organismo, tem baixo valor nutricional e predispõe a anemia e excesso de peso”, relata.

A pediatra destaca ainda que, “outro ponto importante é cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, pois a falta desses cuidados leva à contaminação e doenças como diarreia. Deve se lavar as mãos com água e sabão antes de preparar e oferecer alimentação a criança. Usar água tratada, fervida e filtrada sempre”, advertiu.

“Ter uma alimentação saudável possibilita crescimento e desenvolvimento adequado e atua na prevenção de doenças em curto e longo prazo”, finalizou a pediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *